Equipas do INESC TEC apuradas na primeira fase de competição internacional de visão computacional

Uma equipa de investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e outra do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC estão entre as vencedoras da primeira fase e selecionadas para a segunda fase da OpenCV AI Competition 2021, a maior competição do mundo em IA e visão computacional, patrocinada pela Microsoft Azure e Intel.

Com prémios que somam 400 mil dólares, a competição deste ano foca-se em soluções para resolver problemas do mundo real usando IA e visão computacional.

Esta competição acontece no ano em que a OpenCV – Open Source Computer Vision Library, biblioteca de software de visão computacional e machine learning de código aberto, celebra o seu 20º aniversário. A OpenCV tem mais de 47 mil utilizadores no mundo e o número estimado de downloads é superior a 18 milhões.

Os investigadores do CTM João Monteiro, Hélder Oliveira e Luís Teixeira, bem como o cirurgião do CHSJ André Magalhães, concorreram na categoria Saúde e Fitness, apresentaram-se em equipa como Brighter Eyes Lynxes, e propuseram um goniómetro gamificado para avaliação clínica de postura (corpusLabe).

Os investigadores do CRIIS Filipe Neves dos Santos, André Aguiar, Luís Santos e Daniel Silva, concorreram na categoria Agricultura, apresentaram-se em equipa como AGROB@INESCTEC, e propuseram uma solução de localização de robôs considerando como referência visual os troncos de árvores.

Por vencerem a primeira fase da competição, as equipas já ganharam câmaras inteligentes OAK-D, com inferência neural e capacidade de processamento de profundidade a bordo. Até ao dia 11 de julho, as equipas que passaram à segunda fase terão de finalizar os seus projetos. Ficarão assim habilitadas aos Regional Prizes (três vencedores por cada região), que serão anunciados no dia 26 de julho, e também aos Global Grand Prizes, atribuídos aos melhores projetos em todas as regiões, anunciados no dia 9 de agosto.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FEUP.

Créditos foto: Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal