Estudo inédito sugere melhorias no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com a “doença dos pezinhos”

No artigo científico “Clinical 3-D Gait Assessment of Patients With Polyneuropathy Associated With Hereditary Transthyretin Amyloidosis”, publicado na revista Frontiers in Neurology, uma das mais importantes da área, os investigadores analisam quantitativamente os parâmetros da marcha de vários grupos de doentes com polineuropatia amiloidótica familiar, também designada por “doença dos pezinhos”, em diferentes fases do seu desenvolvimento. Este estudo vai permitir melhorias no diagnóstico, no acompanhamento da doença e na adaptação terapêutica.

“Este é o primeiro estudo a nível mundial a avaliar a marcha deste tipo de doentes e a encontrar biomarcadores, ou seja, indicadores mensuráveis da severidade ou da presença de algum estado de doença e da sua evolução”, explica Maria do Carmo Vilas-Boas, principal autora do artigo e investigadora do Centro de Investigação em Engenharia Biomédica (C-BER) do INESC TEC. “O objetivo da nossa investigação passa por contribuir com conhecimento sobre esta condição e para melhor poder diagnosticar e acompanhar a evolução da doença, permitindo assim um melhor ajuste terapêutico”, acrescenta a também aluna de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, (FEUP), e investigadora do Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto (LABIOMEP) e do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHP).

Neste estudo, foi pedido a todos os participantes que andassem durante alguns minutos, em frente a uma câmara 3-D (chamada Kinect), que monitoriza o movimento corporal em três dimensões. Em seguida, os investigadores utilizaram um software próprio para extrair parâmetros relacionados com a marcha, dos dados corporais fornecidos pela câmara 3-D. “Este sistema, baseado em câmara Kinect, fornece informações quantitativas de marcha que podem ser úteis para apoiar a avaliação clínica durante a deteção e acompanhamento do início da doença, bem como no desenvolvimento de escalas de avaliação mais objetivas e refinadas para apoio à decisão médica”, afirma Maria do Carmo Vilas-Boas.

Os investigadores utilizaram um software próprio para extrair parâmetros relacionados com a marcha, dos dados corporais fornecidos pela câmara 3-D.

O estudo envolveu 30 doentes, com “resultados promissores”, segundo a investigadora, pois foram detetadas diferenças estatísticas nos parâmetros da marcha que não seriam detetáveis apenas por observação humana. Além disso, este sistema de monitorização da marcha é fácil de montar e utilizar em ambiente clínico.

O futuro da investigação

Os investigadores esperam que esta linha de investigação tenha impacto na deteção atempada do início da doença. “Um portador da mutação que provoca esta doença poderá, eventualmente por rotina, realizar esta análise quantitativa da marcha, ficando o médico com uma informação objetiva, que o pode auxiliar a decidir os próximos passos no tratamento da doença”, pondera a investigadora.

Os investigadores esperam vir a aprofundar este estudo no futuro, analisando comparativamente doentes com “doença dos pezinhos” e outras neuropatias causadas por outras doenças, em grupos constituídos por um número maior de doentes. Para além disso, dever-se-á incluir os portadores da mutação que ainda estão assintomáticos (e segui-los até terem sintomas) para perceber como é que as alterações motoras, em particular da marcha desses indivíduos, indiciam o início da doença.

Além de Maria do Carmo Vilas-Boas são autores do estudo o coordenador do C-BER, João Paulo Cunha, e os investigadores do IEETA Ana Patrícia Rocha e José Maria Fernandes, e do UCA/SN-CHUP Márcio Neves Cardoso e Teresa Coelho.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP e INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal