Exploração de Terra, Espaço e Oceano em workshop organizado pelo INESC TEC

Há muito em comum entre a Terra, o Oceano e o Espaço. Contudo, a investigação nessas áreas ainda tem um longo caminho a percorrer. É com o objetivo de colmatar algumas dessas etapas que nasce o SOE – Space, Ocean and Earth Insights, um evento especializado na área de investigação espacial e oceânica. Em 2023, o SOE acontece no dia 15 de junho, nos Açores, no âmbito do evento internacional GLEX.

Nesta segunda edição, o evento continua a dar destaque à cooperação internacional na interação espaço-terra-oceano. Subordinado ao tema “The Quest to Inspire a Universe of Extreme Explorers”, o SOE pretende promover a discussão no âmbito de ciência e tecnologia na investigação na Terra, no Espaço e no Oceano, reunindo uma série de especialistas de todo o mundo – incluindo cientistas, empresários, investigadores, decisores políticos, entre outros. O objetivo é promover o debate em torno dos trabalhos relacionados com o aprofundamento do conhecimento espacial e da forma como estes são capazes de dar resposta a desafios colocados pelos diferentes elementos que compõem o universo.

Ana Pires, coordenadora científica do evento e investigadora no INESC TEC, afirma que “embora Portugal esteja historicamente ligado à exploração marítima, a ambição leva-nos a querer ir mais longe: ao Espaço! E por isso apostamos na criação de um ponto de encontro onde possamos debater a natureza análoga das missões de exploração na Terra, no Espaço e no Oceano.” A primeira mulher cientista-astronauta portuguesa e co-chair da iniciativa Space For All Nations, defende ainda que “o papel de Portugal na exploração espacial enquanto Nação Espacial Emergente mostra um grande potencial, e existem enormes possibilidades para a nossa comunidade de ciência, tecnologia e inovação no futuro”. Finaliza, afirmando que “as instituições, universidades, indústrias e atores científicos em Portugal estão a acelerar e a dinamizar o ecossistema espacial mundial, numa missão para todas as nações”.

Organizado pelo INESC TEC, através do seu Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), a sessão do SOE23 decorre na tarde do dia 15 de junho, na Ilha Terceira, nos Açores. Esta iniciativa encontra-se inserida no programa do GLEX – Global Exploration Summit, um evento à escala global que tem como propósito impulsionar o futuro da exploração espacial, através da concentração de exploradores de elite, que tem lugar entre os dias 14 e 16 de junho. Ao longo do GLEX Summit, e durante o próprio SOE, o CRAS terá ainda a oportunidade de expor algumas das suas tecnologias robóticas, como parte integrante de uma área expositiva direcionada para os temas em questão.

Recorde-se que a primeira edição do SOE realizou-se em julho de 2022, no Porto, e permitiu desde logo refletir sobre estes desafios, atuais e futuros. Com o apoio do Programa UT Austin Portugal, foi possível promover uma discussão abrangente sobre exploração espacial, destacando a importância da cooperação científica e tecnológica Portugal-EUA para aproveitar o potencial do setor.

A edição deste ano conta, uma vez mais, com a moderação de Yvette Gonzalez (Head of Strategic Partnerships, Senior Researcher, International Institute for Astronautical Sciences – IIAS) e de Ricardo Conde (Presidente, Agência Espacial Portuguesa).

O SOE23 é co-organizado pelo Programa UT Austin Portugal, a infraestrutura TEC4SEA, o International Institute for Astronautical Sciences, a iniciativa Space for all Nations e o GLEX Summit, com o apoio de vários patrocinadores, incluindo a Agência Portuguesa Espacial (Portugal Space).

A inscrição no SOE23 é gratuita, mas obrigatória, dando acesso também às restantes sessões desse dia. Pode ser feita através do seguinte link.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento.

 

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao P.Porto.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal