Fábricas Inteligentes: INESC TEC apoia transição digital da indústria de componentes automóveis

O INESC TEC integra o consórcio do projeto Hi-rEV – Recuperação do Setor de Componentes Automóveis, financiado ao abrigo das agendas mobilizadoras para a inovação empresarial do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência. O projeto, liderado pela empresa PALBIT, S.A., reúne mais de 20 parceiros e visa apoiar a digitalização da indústria de componentes automóveis, contribuindo para que o setor se adapte às mudanças decorrentes do processo de transição energética.

A transição energética coloca, por um lado, desafios às empresas produtoras de componentes, obrigando-as não só a uma readaptação da sua estrutura produtiva, como à introdução de novos materiais, processos e tecnologia, e, por outro, traz oportunidades no que toca ao desenvolvimento de novos componentes, mais resistentes, duradouros e leves.

É neste contexto que surge o Hi-rEV, um projeto que tem como objetivo apoiar a digitalização da indústria de componentes automóveis. O INESC TEC é um dos parceiros tecnológicos deste projeto e vai trabalhar no desenvolvimento de soluções que visam a construção de “Fábricas Inteligentes”. “Vamos atuar em duas áreas principais. A primeira passa pelo desenvolvimento de soluções para o controlo de qualidade do processo de produção e apoio à decisão, com recurso a sistemas de visão por computador e Inteligência Artificial (IA). A segunda está relacionada com o desenvolvimento de soluções de robótica e automação centradas no humano”, explica Germano Veiga, Coordenador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC.

De acordo com o investigador, está previsto o desenvolvimento de produtos, processos e serviços, nomeadamente uma plataforma com ferramentas de IA integradas e suporte para dispositivos de deteção inteligentes para otimização e planeamento da produção; soluções de parametrização de soldagem automática e otimizada, baseadas em machine learning; um manipulador móvel para atividades de logística; uma plataforma de visão computacional para controlo de qualidade da fundição de ligas de alumínio; visão de máquina com IA para controlo de qualidade de peças plásticas; e soluções de realidade aumentada para montagem de peças de alta precisão. As soluções tecnológicas serão validadas no Laboratório de Indústria e Inovação (iilab) do INESC TEC, para que possam depois ser implementadas nas instalações dos parceiros industriais do Hi-rEV.

O Hi-rEV é um projeto mobilizador que reúne representantes da Indústria, Entidades não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e Associações. A sessão de arranque do projeto aconteceu em janeiro, na Casa da Música, no Porto, sendo marcada pelo evento “Recuperação do Sector de Componentes Automóvel”, que contou com a participação de Germano Veiga e Luís Rocha, investigadores no CRIIS e António Almeida, Business Developer do TEC4Industry. António Almeida participou como orador na mesa-redonda “Digitalização da Indústria dos Componentes Automóvel”.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal