Facilitar a gestão de centros de dados: INESC TEC encerra projeto europeu com sucesso

Chegou ao fim o projeto europeu TERAPOD, onde, pela primeira vez, foram testadas soluções sem fios em centros de dados. As tecnologias desenvolvidas podem tornar a gestão destas instalações mais eficiente. 

Atualmente, os centros de dados compostos por computadores e máquinas de armazenamento estão altamente dependentes de ligações por cabo. De acordo com Luís Pessoa, responsável pelo projeto TERAPOD no INESC TEC e investigador no Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), estas ligações são utilizadas de forma tão extensa que criam obstáculos à livre circulação do ar dentro dos centros, dificultando o arrefecimento local. As ligações sem fios permitem contornar este problema. 

Para este cenário os investigadores recorreram a hardware de comunicações além 5G.  

“Nestas bandas de frequências tão elevadas, apenas algumas tecnologias são adequadas para operar de forma eficiente, sendo que a integração de tecnologias óticas e eletrónicas desempenha aqui um papel fundamental,” adicionou Luís Pessoa.  

 

Luís Pessoa, responsável pelo projeto

Todo os objetivos propostos em 2017 – aquando do início do projeto – foram cumpridos. Em particular, o INESC TEC destacou-se em contributos que envolveram a produção de antenas de alta frequência e a transição de tecnologias na mesma gama de frequências. Estes contributos foram o resultado de uma articulação muito próxima com as universidades University College London e University of Glasgow no Reino Unido e a empresa ACST GmbH na Alemanha. Espera-se que a colaboração com estes parceiros continue após o final do projeto prevendo-se trabalho conjunto no desenvolvimento de protótipos melhorados, publicações científicas e a preparação de novas propostas de projeto. 

O coordenador do projeto foi o Waterford Institute of Technology (WIT), da Irlanda e os investigadores do CTM envolvidos foram Luís Pessoa, Henrique Salgado, José Machado da Silva e Nuno Teixeira de Almeida.  

Este projeto foi financiado no âmbito do programa H2020-EU.2.1.1. – INDUSTRIAL LEADERSHIP – Leadership in enabling and industrial technologies – Information and Communication Technologies (ICT) e teve um financiamento total de cerca de 3,5 milhões de euros. 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal