Falou-se de segurança e privacidade em evento internacional organizado pela primeira vez em Portugal

Criptografia, software malicioso, privacidade de dados, segurança na web e em dispositivos móveis, controlo de acesso e autenticação seguros – estes foram alguns dos tópicos discutidos na 14ª edição da Conferência ACM sobre segurança e privacidade de dados e aplicações. Organizada pelo INESC TEC e pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), esta foi a primeira vez que a Conferência decorreu noutro país que não os Estados Unidos da América.

A Conferência ACM CODASPY trouxe a Portugal um conjunto de investigadores de renome internacional na área da segurança informática, reunindo mais de 80 participantes provenientes de 16 países. Ao longo de três dias, foi possível assistir a um conjunto de apresentações e a uma exposição de posters, participar em workshops e debater temas como segurança de sistemas – redes de comunicação, Internet das Coisas e sistemas embutidos -, segurança de sistemas criptográficos, privacidade de dados, segurança na web e em dispositivos móveis, controlo de acesso e autenticação seguros.

“Além destes tópicos, o evento contou ainda com a participação de oradores convidados, nomeadamente Bart Preneel, Professor na KU Leuven, na Bélgica, que abordou a temática da criptografia, e Davide Balzarotti, responsável pelo departamento de segurança digital da escola superior e centro de investigação francês EURECOM, que falou sobre investigação na área do software malicioso (Malware, em inglês)”, explica João Vilela.

De acordo com o investigador do INESC TEC, docente na FCUP e presidente da comissão organizadora da Conferência, o evento foi um importante momento para conhecer trabalhos de investigação de elevada qualidade, tendo mesmo sido alcançado um número recorde de submissões de artigos. “Nesta edição da Conferência, que se realizou pela primeira vez fora dos Estados Unidos da América, foram submetidos 161 artigos – um número recorde -, dos quais foram selecionados 33 para apresentação”, refere.

A oportunidade de trazer o evento para Portugal surgiu depois de ter sido apresentado um trabalho científico, na sua edição de 2022, em Baltimore-Washington DC. “Na altura, o trabalho realizado com os alunos André Brandão e Ricardo Mendes foi distinguido com o prémio de melhor artigo do evento. Foi um reconhecimento importante por parte da comunidade que organiza a conferência sobre o trabalho que realizamos em Portugal nestas áreas. Nesse seguimento, propus à comissão de direção da conferência a sua organização na cidade do Porto, o que foi aceite”, lembra João Vilela.

Além de João Vilela, a organização conjunta INESC TEC/FCUP da 14ª Conferência ACM contou com o envolvimento de Francesco Renna, Hugo Pacheco, Sandra Alves, Bernardo Portela, António Pinto, João Soares, Rolando Martins, Joana Dumas, Alexandra Ferreira e Isabel Gonçalves. A comissão organizadora teve ainda a colaboração dos alunos Mariana Cunha, Óscar Martins, Catarina Gomes, Guilherme Duarte, Guilherme Borges e Carlos Novo. O evento decorreu entre os dias 19 e 21 de junho, na FCUP, tendo contado com o apoio do Turismo de Portugal.

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal