FEUP distingue 19 investigadores do INESC TEC no dia da faculdade

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) celebrou, no dia 13 de janeiro, o Dia da FEUP 2021, numa cerimónia online que pretendeu assinalar os 184 anos de história do ensino da engenharia no Porto.

O programa do Dia da FEUP incluiu o reconhecimento de parcerias empresariais, homenagens e prémios de desempenho a membros da instituição. De destacar a entrega do prémio de Excelência Pedagógica a Ana Camanho, investigadora do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), que recebeu também o prémio de reconhecimento pedagógico.

Autora de mais de 50 artigos em revistas internacionais (ISI) com revisão, na área das ciências da gestão, Ana Camanho tem-se destacado pelo seu trabalho no domínio da Investigação Operacional, com ênfase no desenvolvimento de modelos de avaliação de eficiência e evolução da produtividade com recurso à Técnica de Data Envelopment Analysis. A atual diretora do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da FEUP tem estado igualmente envolvida em projetos de investigação sobretudo nas áreas da banca, pescas, educação, saúde, transportes, retalho, indústria de construção, indústria da mineração, Responsabilidade Social Corporativa, qualidade de vida e sustentabilidade de países e cidades.

Além de Ana Camanho, outros 18 investigadores do INESC TEC destacaram-se pela sua atividade em prol do ensino e da investigação na faculdade ao longo do último ano. A lista completa dos investigadores está abaixo.

Ricardo Cruz (CTM), vencedor do Concurso Mais Ideias Sustentáveis da FEUP.

De referir ainda o prémio atribuído ao investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), Ricardo Cruz, vencedor do Concurso Mais Ideias Sustentáveis da FEUP (Ideia mais sustentável do ano 2020). Ricardo apresentou uma solução Wake-on-LAN (WoL), que permite a cada membro da comunidade ligar e desligar os seus computadores a partir de casa.

Nas parcerias empresariais (FEUP Prime) foi distinguida a LTP Labs, spin-off do INESC TEC, fundada em 2015 por três investigadores do INESC TEC e professores da FEUP: Pedro Amorim, Bernardo Almada-Lobo e Luís Guimarães.

O Dia da FEUP celebra-se anualmente com o objetivo primeiro de fortalecer o ADN da FEUP reconhecendo e valorizando o sucesso dos membros da Comunidade que mais se destacaram e as empresas com relações mais ativas com a Faculdade de Engenharia.

 

LISTA DE PREMIADOS

Prémio de Excelência Pedagógica
Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho

Prémios de Reconhecimento Pedagógico:

Abílio Carlos Pereira Pacheco

Ademar Manuel Teixeira de Aguiar

Ana Maria Cunha Ribeiro dos Santos Ponces Camanho

Bruno Miguel Carvalhido Lima

Daniel Miranda Silva Malafaia Granhão

Gilberto Bernardes de Almeida

João Paulo de Castro Canas Ferreira

José Pedro Coelho Rodrigues

José Rui da Rocha Pinto Ferreira

Luís Filipe Pinto de Almeida Teixeira

Ricardo Pereira de Magalhães Cruz

Rui Pedro Amaral Rodrigues

Teresa Carla de Canha e Matos

Prémios de Reconhecimento Científico:

Ademar Manuel Teixeira de Aguiar

Aníbal Castilho Coimbra de Matos

Bernardo Sobrinho Simões de Almada Lobo

Jaime dos Santos Cardoso

João Paulo da Silva Catalão

Vladimiro Henrique Barrosa Pinto de Miranda

Vencedor do Concurso Mais Ideias Sustentáveis (Ideia mais sustentável do ano 2020) 
Ricardo Pereira de Magalhães Cruz

Homenagens: Aposentados e Jubilados

Aurélio Joaquim de Castro Campilho

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal