Futuros engenheiros visitam o INESC TEC

Entre os dias 28 e 30 de março, o INESC TEC abriu as suas portas a mais de 120 alunos do ensino secundário de todo o País, que tinham em comum uma vontade de conhecer melhor o dia-dia na vida de um engenheiro.

Inseridas na iniciativa organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) intitulada “Semana Profissão: Engenheiro”, as atividades promovidas pelo INESC TEC revelaram aos jovens um pouco do trabalho que pode ser feito nos laboratórios de investigação, nomeadamente nas áreas de energia e robótica industrial e marítima.

“Eficiência energética e veículos elétricos” foi o tema abordado pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES), no qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como são desenvolvidas soluções tecnológicas para gerir de forma eficiente a energia, minimizando o impacto no ambiente e reduzindo custos.

No campo da robótica industrial, o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) apresentou soluções que vão “Da investigação à indústria e agro-floresta”. A Robótica é uma área multidisciplinar que interliga a engenharia e a ciência para a conceção e programação de sistemas robóticos, que por sua vez requer a utilização de diferentes tecnologias, como eletrónica, sistemas de tração, algoritmos de localização, navegação e inteligência artificial, entre muitas outras. Os investigadores mostraram aos alunos uma série de plataformas robóticas que respondem a estes desafios, dando-lhes inclusive a oportunidade de operar algumas delas.

Finalmente, na robótica autónoma marinha, foi demonstrado um trabalho desenvolvido no INESC TEC que promove a “Presença sustentável no mar”, numa apresentação levada a cabo pelo Centro de Robótica e Sistemas Autónomos. Além de aprender sobre a exploração marítima, os alunos puderem manusear um robô debaixo de água, percebendo quais as necessidades que uma investigação deste género exige.

Durante os três dias, o INESC TEC acolheu 128 alunos de 31 escolas diferentes, provenientes de cidades como Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Setúbal ou Viseu. A “Semana Profissão: Engenheiro ” apresentou um programa com mais de 60 atividades para mais de 1500 alunos, professores e psicólogos do ensino secundário, reunindo para isso docentes, investigadores e estudantes da FEUP, que puderam assim dar a conhecer um pouco mais sobre o mundo da Engenharia.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal