Governo Português conhece iniciativas do INESC TEC no combate à pandemia de COVID-19

No dia 07 de abril, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), Ana Mendes Godinho, e a Ministra da Coesão Territorial (MCT), Ana Abrunhosa, estiveram no INESC TEC e na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para se inteirarem dos projetos desenvolvidos pelo INESC TEC no âmbito do combate à pandemia de COVID-19.

A visita teve início no Laboratório de Robótica do INESC TEC, na FEUP, onde a comitiva teve oportunidade de ver em operação o ventilador de emergência PNEUMA, apresentado e demonstrado por Nuno Cruz, investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS).

Minister Manuel Heitor (MCTES) and PNEUMA
Ministro Manuel Heitor (MCTES) e PNEUMA

O PNEUMA é um ventilador de pandemia com um balão autoinsuflável, de baixo custo e fácil montagem, que visa apoiar os hospitais portugueses no âmbito do novo coronavírus.  Este dispositivo, desenvolvido por um consórcio liderado pelo INESC TEC e pela FEUP, deverá chegar às primeiras unidades hospitalares nacionais até final do mês pela mão da ARS-Norte.

Ainda nas instalações da FEUP, António Paulo Moreira, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), apresentou uma plataforma robótica sobre a qual será possível desenvolver um projeto exploratório de um robô-enfermeiro. Este é um dos exemplos made in INESC TEC das várias aplicações de robótica na área saúde, apresentadas pelo coordenador do CRIIS, no arranque da segunda parte da visita, já no edifício-sede do INESC TEC.

A produção e distribuição de viseiras de proteção individual, projeto liderado pela Universidade do Porto (U.Porto) e que contou com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), a FEUP e o INESC TEC, foi uma das várias iniciativas da Universidade apresentadas pelo Vice-Reitor Pedro Rodrigues.

Artur Rocha, Coordenador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica deu a conhecer os “Diários de uma Pandemia”, iniciativa em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e com o jornal O Público. Este projeto, que estuda a evolução do dia-a-dia dos portugueses ao longo da pandemia de COVID-19, ainda se encontra a decorrer, mas já se conhecem os resultados da primeira semana.

A lista de iniciativas apresentadas estendeu-se ao projeto Lig@r, desenvolvido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), que pretende maximizar o número de alunos com acesso a aulas não-presenciais durante a pandemia, tirando partido da utilização de plataformas digitais.

O INESC TEC, através do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), está ainda a apoiar a digitalização das Pequenas e Médias Empresas (PME), processo transformacional cuja relevância e urgência se tornou ainda mais evidente no contexto da atual pandemia.

As apresentações terminaram com a divulgação de um sistema de rastreamento voluntário de proximidade de pessoas para prevenção e identificação de potencial contágio epidemiológico, que o INESC TEC está a desenvolver em conjunto com outros parceiros de investigação e empresas nacionais.

Acompanharam esta visita – que se sucedeu à visita ao início da tarde da Administradora da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Elsa Henriques – o Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, o Vice-Reitor da U.Porto, Pedro Rodrigues, e o Diretor da FEUP, João Falcão e Cunha.

A visita dos três Ministros ao INESC TEC foi o culminar de um percurso de visita a instituições de investigação da U.Porto, iniciado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), e que teve como principal objetivo conhecer soluções que visam apoiar o Serviço Nacional de Saúde no combate à pandemia de COVID-19.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal