Num momento em que a digitalização se afirma como fundamental na transformação industrial, especialistas, empresários e decisores políticos reuniram-se num debate dedicado à inovação tecnológica na indústria, num encontro que destacou as mais recentes soluções digitais e os avanços técnicos que estão a converter o mercado.

A inovação tecnológica no setor industrial em Portugal foi o tema dominante do evento “The Voices of Industry Conference”, uma iniciativa promovida pelo Industry Club, do qual o INESC TEC faz parte, juntamente com a NOS, a COTEC, a Porto Business School (PBS) e o Kaizen Institute. O INESC TEC esteve representado por Pedro Senna e Vasco Teles, responsáveis pela área de desenvolvimento de negócio do INESC TEC ligada à indústria, bem como António Almeida, investigador e coordenador da área de engenharia e gestão industrial.
Discutir o presente para preparar o futuro
Foi no dia 19 de novembro que a Casa da Música, no Porto, acolheu cerca de 300 participantes para um encontro que colocou em análise as inovações tecnológicas que estão a reconfigurar os modelos de produção e a competitividade das empresas, com vários líderes a partilhar experiências, apresentar lições aprendidas e sugerir soluções e oportunidades para o futuro.

O evento arrancou com uma mesa-redonda que visou debater “o presente e futuro do chão de fábrica português”. Contou com a participação de Pedro Machado (NOS), como moderador, ao lado de João Barros (Aquinos Group), José Pinho (IKEA), António Filipe (Symington Family Estates) e Gonçalo Neves (Kaizen Institute). Nesta discussão ficou evidente que o papel das pessoas é fundamental, mas o investimento em tecnologia inovadora também, principalmente se as empresas portuguesas quiserem competir internacionalmente. No fundo, todos concordaram que o trabalho colaborativo e em rede é um desafio, mas que trará resultados no futuro.

A sala teve ainda oportunidade de assistir a uma apresentação técnica por André Santana, investigador na área de Análise de Dados na PBS, intitulada “Do radical ao disruptivo: o que a Inteligência Artificial (IA) muda no core da indústria”. A ideia que este especialista transmitiu foi que “o uso da IA, em cooperação com o humano, é capaz de ajudar empresários no aumento de produtividade e na obtenção de resultados com mais qualidade”. Ainda que apenas deva ser usada com supervisão, esta nova tecnologia tem a capacidade de empoderar as empresas, uma vez que “o mercado está em transformação e é preciso acompanhar essa evolução”.
O que a indústria tem para aprender e ensinar
Focado em refletir sobre diferentes áreas do tecido empresarial português, o programa incluiu ainda a partilha de quatro casos de transformação digital de sucesso, com explicação da ideia, do processo de implementação e dos principais resultados. As empresas que contaram as suas histórias de sucesso foram a Sumol Compal, a Sonae MC, a Bosch Car Multimedia Portugal e a Amorim Cork.

No final da tarde, houve ainda tempo para a Entrega de Prémios do Industry Club, um reconhecimento destinado a destacar casos de sucesso de transformação digital em contexto empresarial. Os vencedores desta primeira edição foram a Efacec, a Microplásticos e a Azevedos Indústria.
Sobre o Industry Club

Criado em 2024, o Industry Club é uma iniciativa conjunta que reúne o INESC TEC, a NOS, a COTEC, o Kaizen Institute e a Porto Business School numa equipa que tem como objetivo impulsionar a transformação digital e a competitividade da indústria portuguesa, através da partilha de boas práticas, possibilidades de formação e oportunidades de networking, aproximando líderes e decisores do setor industrial.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!