INESC P&D Brasil celebra 10º aniversário com evento presencial em Brasília

Com o tema “Internacionalização e gestão de ciência, tecnologia e inovação — uma reflexão estratégica”, o evento de comemoração dos 10 anos de existência do instituto INESC P&D Brasil, realizado em Brasília, reuniu representantes de universidades, empresas, institutos e entidades do setor de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. A iniciativa teve como objetivo debater o futuro, relembrando marcos da primeira década de atividade do instituto.

O evento visou a discussão sobre o futuro, em particular sobre temas relevantes para a ciência, tecnologia e inovação, promovendo a reflexão sobre o papel dos diferentes atores na procura de soluções que possam responder aos desafios da sociedade. Ao longo da sessão foram ainda relembrados momentos relevantes da atividade do INESC P&D Brasil, como a consolidação da ideia do instituto ou a assinatura do primeiro termo de intenção de colaboração por um reitor.

Com os olhos no futuro, e pensando na estratégia para os próximos anos, surgiu a possibilidade de lançar um desafio transnacional. “Pensamos num desafio que poderia ser colocado ao Brasil, de construir uma instituição transnacional”, afirmou o Diretor Presidente do INESC P&D Brasil, Vladimiro Miranda, sobre o futuro da organização. Com sede no Brasil, a instituição contaria com o envolvimento de entidades associadas brasileiras e portuguesas, segundo um modelo de gestão europeu, que permitisse a promoção de projetos conjuntos com a participação do Brasil, países da Europa e América do Sul.

Após a apresentação inicial, seguiu-se ainda um debate sobre internacionalização e gestão de ciência, tecnologia e inovação, com contributos relevantes dos reitores e demais representantes das instituições presentes. Um dos pontos em discussão foi o desafio de como fazer com que mais estudantes e investigadores possam atuar na ligação à indústria, e receber incentivos de instituições privadas para o desenvolvimento de projetos.

A sessão teve lugar no início do mês de junho, na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e contou com a participação do Presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça, o Embaixador de Portugal em Brasília e o Diplomata responsável pelos assuntos de educação, Luís Faro Ramos e Tiago Rodrigues, o Presidente da ANDIFES, Marcos David, o Presidente da FAPESC, Fabio Zabot Holthausen, os representantes do MCTI, Carlos Alberto Fernandes e Pedro Renan de Oliveira, o Coordenador de Pós-Graduação e a Coordenadora da Secretaria de Cooperação Internacional e Interinstitucional da UDESC, Alexandre Tadeu Paulino e Julia Vieira Rodrigues Bittencourt, o Pró-Reitor de Extensão e o Reitor da UTFPR, Rubens Alexandre de Farias e Marcos Schiefler Filho, o Secretário Adjunto de Apoio Internacional da UFSM, Júlio César Cossio Rodriguez e o Pró-Reitor Adjunto para Assuntos Internacionais da UNESP, Guilherme de Paula Nogueira, além do Diretor Presidente, do Diretor de Ciência e Tecnologia e do Diretor Executivo do INESC P&D Brasil, Vladimiro Miranda, Mauro Augusto da Rosa e Roberto da Piedade Francisco.

O investigador INESC TEC mencionado tem vínculo à UP–FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal