INESC TEC abre polo de investigação na ilha da Madeira

O INESC TEC, a Universidade da Madeira (UMa) e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) criaram um polo de investigação do INESC TEC, na Madeira. O protocolo já foi assinado e inclui a aposta em Tecnologias Oceânicas e num Laboratório de Prototipagem. A Madeira vem assim juntar-se ao Porto, Braga e Vila Real.

Criar ciência com impacto é o grande objetivo do protocolo assinado entre o INESC TEC, a UMa e a ARDITI, que prevê a realização de atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência e valorização de conhecimento no novo polo de investigação no arquipélago. O acordo prevê a integração no polo de docentes da Escola de Ciências e Tecnologia da UMa e a colaboração na futura Licenciatura em Ciências e Tecnologias do Mar. Prevê ainda o acolhimento na ARDITI de atividades nas áreas da prototipagem de robots autónomos e das tecnologias oceânicas e inclui a qualificação e formação de recursos humanos, consultoria especializada, mútuo auxílio e a partilha de meios humanos, materiais e de infraestruturas.

O Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, José Manuel Mendonça, acredita que esta é “uma forma de ligar a investigação e o Ensino Superior à sociedade, produzindo impacto económico, tendo relevância social e contribuindo, ao mesmo tempo, para a sustentabilidade”.

Esta não é, de resto, a primeira iniciativa conjunta das instituições. “Ao longo dos anos, temos mantido estreitas relações de cooperação e colaboração e este é mais um passo no sentido de aumentar a criação de valor não só das três instituições, mas também, e indubitavelmente, para o desenvolvimento científico, técnico, económico, social e cultural do país”, acredita o presidente.

O protocolo abrange as áreas do mar, energia, telecomunicações e computação gráfica e prevê, também, o apoio do INESC TEC no desenvolvimento atividades no âmbito de cursos de pré e pós-graduação da responsabilidade da Universidade da Madeira.

A Madeira junta-se, assim, às seis unidades que o INESC TEC tem espalhadas pelas cidades do Porto, Braga e Vila Real.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal