INESC TEC abre portas a jovens investigadores

“Criar Futuro”. É este o mote da iniciativa de estágios de Verão da Ciência Viva no Laboratório, um programa destinado a jovens que frequentam desde o 9º ano do ensino básico até ao ensino secundário e profissional, que providencia uma ocupação nas férias de verão, com a oportunidade de acompanhar de perto a investigação científica em território nacional e assistir à produção de conhecimento em tempo real. O INESC TEC associou-se a esta iniciativa entre os dias 4 e 8 de julho, abrindo as portas de alguns dos seus laboratórios e providenciando a estes alunos uma verdadeira experiência de trabalho científico junto de investigadores profissionais.

“A ciência e o poder de lançar os dados do futuro” foi o desafio que foi apresentado aos sete jovens investigadores que selecionaram o INESC TEC para esta atividade. Durante uma semana, estes alunos estiveram em contacto direto com diferentes áreas científicas, acompanharam o dia-a-dia de um investigador e aprenderam sobre opções de carreira, recolhendo inspiração para no final pensar e estruturar uma ideia inovadora para o futuro. O programa incluiu visitas a espaços de trabalho, sessões práticas em laboratório e módulos teórico-práticos, tudo em áreas como Energia e Veículos Elétricos, Fibras Óticas, Interação e Jogos, Computação, Comunicações sem fios, entre outras. O estágio terminou com a apresentação das propostas de negócio a um painel de avaliadores do INESC TEC.

O verão de 2022 conclui assim a 26ª edição de um programa que tem vindo a promover o ensino experimental da ciência e fomentar a atração de jovens para carreiras científicas durante as férias, contando já com a participação total de mais de 17 300 alunos.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal