INESC TEC acolhe estudantes em semana aberta da FEUP

A “Semana Profissão: Engenheiro 2022” (SPE 2022) foi uma das iniciativas promovidas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) durante a sua semana aberta, que decorreu entre os dias 30 de março e um de abril e que contou com a participação do INESC TEC. O objetivo deste programa foi esclarecer os mais jovens nas dúvidas que ainda existam sobre as áreas de engenharia que pretendem seguir no seu percurso académico, ou então despertar a curiosidade dos mais indecisos.

Tal como a FEUP, o INESC TEC abriu as suas portas a dezenas de estudantes do ensino secundário, para que pudessem conhecer melhor a área da engenharia e das diferentes especialidades que a caracterizam, aprendendo um pouco mais sobre o dia-a-dia destes profissionais, interagindo diretamente com eles e experimentando algumas das tecnologias em que trabalham.

Os participantes puderam visitar dois laboratórios do INESC TEC, ambos dedicados à Robótica. Por um lado, ficaram a conhecer mais sobre o papel da Robótica na indústria, mas também o serviço que presta noutros âmbitos, tais como o educacional, médico ou farmacêutico. A passagem pelas instalações do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) contou com a colaboração dos investigadores Cláudia Rocha, Sandro Magalhães e Ricardo Sousa, que tiveram o apoio dos bolseiros João Martins, Maria Lopes e David Raposo e ainda de alunos do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

Por outro lado, a Robótica e a presença sustentável no mar foi o tema abordado pelos coordenador e investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), respetivamente Nuno Cruz e Carlos Gonçalves, numa demonstração que permitiu descobrir e explorar novas tecnologias na área da Robótica autónoma marinha, para que servem e qual a sua aplicabilidade nos dias de hoje.

A “Semana Profissão: Engenheiro” apresentou um programa com mais de 60 atividades para alunos, professores e psicólogos do ensino secundário, reunindo para isso docentes, investigadores e estudantes da FEUP, que puderam assim dar a conhecer um pouco mais sobre o mundo da Engenharia.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal