O INESC TEC apresentou os resultados de dois projetos de consultoria em sistemas de informação, que visaram a conceção de um ponto de integração de dados relativo a Serviços de Transporte e Mobilidade urbana existentes no território do Quadrilátero Urbano.
Abrangendo os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, o Quadrilátero Urbano é o 3º agregado territorial urbano mais populoso a nível nacional (cerca de 600 mil pessoas), e os seus responsáveis definiram, como objetivo, oferecer aos cidadãos serviços de mobilidade conectados, inteligentes e mais sustentáveis. Para tal, pretende-se que este ponto de integração de dados, designado Minho Access Point (MAP), seja o núcleo da infraestrutura de informação e um dos eixos fundamentais do futuro Centro inteligente de Mobilidade do Quadrilátero Urbano.
O primeiro projeto, executado entre março e setembro de 2021, visou a definição da arquitetura do MAP. “Começámos por fazer o levantamento de serviços de transporte e mobilidade urbana existentes nos municípios, como sejam, o Serviço Público de Transporte rodoviário de Passageiros, Smart Parking, mobilidade partilhada, entre outros. Procedemos, também, à identificação dos principais consumidores e fornecedores de dados do MAP e à elaboração de uma arquitetura aplicacional para o ponto de integração”, indica José Correia, investigador no Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE).
O segundo projeto, em fase de conclusão, tem como objetivo a especificação da interoperabilidade do Minho Access Point. Nesse sentido, “foi definida uma proposta de arquitetura capaz de suportar adequadamente os mecanismos de interoperabilidade entre o MAP e os pontos de acesso municipais, intermunicipais e nacional, ao nível dos vários serviços de mobilidade identificados”, explica o investigador, revelando que foi utilizada uma ferramenta metodológica de Arquitetura Empresarial, concretamente a The Open Group Architecture Framework (TOGAF) e diferentes linguagens de modelação para a construção de diagramas de casos de uso, componentes aplicacionais, interoperabilidade e segurança.
Transversalmente aos dois projetos, foi efetuada uma caracterização-resumo dos sistemas de informação de suporte aos serviços de mobilidade e, tendo em consideração a legislação europeia relevante, desde logo a Diretiva ITS, a identificação das principais normas e formatos de dados aplicáveis ao setor dos transportes rodoviários e mobilidade urbana.
Durante o mês de janeiro, o INESC TEC irá concluir a última atividade prevista, com a entrega de um relatório sobre sistemas de transporte inteligentes que, num futuro próximo, possam ser implementados no Quadrilátero, tirando partido dos dados/informação integrada existente no MAP.
Além de José Correia, colaboraram nestes projetos os investigadores Henrique São Mamede, Frederico Branco, Arsénio Reis e Artur Capela, do Centro de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE) do INESC TEC.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, à Universidade Aberta e à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).