INESC TEC apoia capacitação de profissionais para responder aos desafios da indústria transformadora

Promover a aproximação entre as necessidades industriais e o ambiente académico e de investigação para reforçar as competências de estudantes, professores, investigadores e técnicos industriais. É este o principal objetivo do projeto M-NEST-II, que conta com a coordenação da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), que junta a sua experiência à do INESC TEC e INEGI, para capacitar profissionais face às exigências da indústria transformadora.

O projeto M-NEST-II surge na sequência dos projetos piloto M-NEST-I e M-NEST-RIS, em que as sessões de demonstração de novos modelos de ensino implementadas resultaram em elevados níveis de satisfação dos participantes, desde alunos e docentes até mentores do lado da indústria.

No decorrer dos projetos piloto, cerca de 190 formandos tiveram oportunidade de explorar e contactar com os mais variados cenários de produção e de inovação, enquanto as empresas puderam contar com profissionais melhor preparados para acrescentar valor ao negócio.

De acordo com Ana Cristina Simões, do Centro de Engenharia e Sistemas Empresariais (CESE), que assume a coordenação do projeto no INESC TEC, “o M-NEST II procurará envolver ainda mais organizações e participantes, consolidando os modelos de formação implementados na fase piloto”. Em particular, o papel do INESC TEC é “participar e acompanhar o desenvolvimento destes modelos de formação e fazê-los chegar às empresas portuguesas” esclarece a investigadora.

Fábricas de ensino e aprendizagem

Os projetos M-NEST-I e M-NEST-RIS resultaram de uma iniciativa conjunta da FEUP, INESC TEC e INEGI para responder às necessidades da indústria transformadora nacional, onde a acelerada introdução de novas tecnologias traz consigo a necessidade de adaptar a formação de especialistas.

O consórcio de instituições nacionais formou a rede Europeia M-NEST para demonstrar que a colaboração entre empresas e instituições de ensino e investigação na formação de profissionais é também uma resposta eficaz a nível nacional.

Em Portugal, as “Fábricas de Ensino e Aprendizagem” da rede M-NEST foram implementadas nos laboratórios da FEUP, INESC TEC e INEGI.  Estas “fábricas de ensino e aprendizagem” promoveram várias atividades de formação, sobre temas como materiais compósitos, processamento multimaterial, processos de ligação de materiais, sistemas ciberfísicos e digital twins.

Estes projetos são financiados pelo EIT Manufacturing e, para além dos parceiros nacionais (FEUP, INEGI e INESC TEC) comuns a ambos os projetos, contaram ainda com a participação da ENSAM – Arts et Métiers Paris Tech (França), da Aalto University (Finlândia) e da SUPSI – University of Applied Sciences and Arts of Southern Switzerland (Suiça), no projeto M-NEST-I, e da CTU – Czech Technical University (República Checa), da University of Tartu (Estónia) e do LMS – Laboratory for Manufacturing Systems and Automation of University of Patras (Grécia) no projeto M-NEST-RIS.

Mais informações em http://m-nest.eu/

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal