INESC TEC aposta na Economia Azul e cria nova infraestrutura pioneira

Chama-se TEC4SEA e é uma plataforma tecnológica que visa apoiar a investigação, o desenvolvimento e teste de equipamentos de robótica, telecomunicações e sensores para operação em ambiente marítimo. Esta foi a mais recente infraestrutura inaugurada pelo INESC TEC no dia 17 de março, no Porto de Leixões, num evento que contou com a presença de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de José Maria Costa, Secretário de Estado do Mar.

Desenvolvida no âmbito do trabalho dos Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), e Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, e fundada em colaboração com o Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL), a TEC4SEA terminou a fase inicial de implementação em dezembro de 2022, e está agora a iniciar a sua fase operacional. Na inauguração, para além da apresentação da infraestrutura, foram dados a conhecer dois dos seus recursos de maior porte: o Ponto de Apoio, localizado no Porto de Leixões, constituído por um laboratório e uma pequena oficina, e o navio de investigação Mar Profundo, atualmente atracado na Marina de Leça da Palmeira.

Paulo Mónica, investigador do CRAS e responsável pela TEC4SEA, explica que a plataforma “tem como missão apoiar a comunidade científica e o ecossistema industrial, nacional e europeu, no que respeita ao desenvolvimento de tecnologia para monitorização e operação em ambiente marítimo, apoiando, dessa forma, o desenvolvimento sustentável da economia azul, tanto no que respeita a recursos vivos como não vivos”.

Segundo o investigador, o Ponto de Apoio no Porto de Leixões “permitirá uma maior fluidez e eficácia em todas as atividades de desenvolvimento, teste e validação de tecnologias e equipamentos marítimos, uma vez que cria as condições para que as equipas de investigação possam estar baseadas junto à linha de água, com o acréscimo de eficiência que isso implica”. Quanto ao navio de investigação Mar Profundo, ele “vem trazer à TEC4SEA a capacidade de aceder autonomamente ao mar, projetando os sistemas e equipamentos que desenvolve para os locais e condições de operação para os quais foram concebidos, capacidade vital para uma infraestrutura com a missão e objetivos da TEC4SEA”, acrescenta.

 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal