INESC TEC colabora em plataforma que apoia PME a entrar no mercado europeu

Aumentar a competitividade de pequenas e médias empresas (PME), melhorando as suas capacidades de investimento em inovação ao nível europeu –  é esta a principal motivação do DIVAx um projeto no setor agrícola a decorrer este ano e que conta com a participação do INESC TEC.

O Divax – financiado pelo programa SmartAgri Hubs, que tem como missão promover a digitalização do setor agrícola – tem como propósito ultrapassar as dificuldades que pequenos negócios enfrentam ao tentar entrar no mercado europeu, que por si só disponibiliza um ambiente de comércio muito próprio em termos de linguagem, cultura e organização. Este projeto pretende desenvolver uma plataforma online para empresas com ideias de desenvolvimento tecnológico no setor agroalimentar, reunindo num só espaço ferramentas e serviços especializados que facilitem a sua internacionalização.

O trabalho do INESC TEC está a ser desenvolvido no Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) e no Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM). Nas palavras de Sara Neves, investigadora do CITE e responsável pelo projeto no INESC TEC, “o objetivo geral é facilitar a abertura à Europa das PMEs digitais na área do agroalimentar digital, oferecendo uma gama de serviços orientados para um melhor conhecimento do ecossistema e das oportunidades europeias e para um apoio personalizado à elaboração de projetos de inovação transfronteiriços”.

 

Evento de kick-off

Foi em junho que decorreu o evento de lançamento das atividades do projeto DIVAx, designado “European Day of Digital Agriculture”, que contou com a participação de mais de 180 pessoas de 21 países. Tratou-se de uma feira virtual especializada, em jeito de experiência para o objetivo final do projeto, que providenciou aos participantes uma série de workshops, oportunidades de networking e uma exposição temática, no sentido de oferecer um panorama geral desse tipo de negócios no mercado europeu.

 

Projetos DIVA e DIVAx

Em março de 2021, terminou o projeto DIVA, financiado pelo programa H2020 e também com colaboração do INESC TEC, que teve um resultado de financiamento de 134 projetos digitais relacionados com o setor agroalimentar, beneficiando cerca de 180 PME na Europa. Na sequência deste desfecho, foi criada uma comunidade transfronteiriça em torno de empresas digitais do setor, que manifestaram a necessidade e o interesse em partilhar competências e conhecimentos a nível europeu para construir cadeias de valor mais poderosas.

Assim nasceu a iniciativa DIVAx, uma sequela do projeto DIVA que pretende manter esta dinâmica, fornecendo às empresas um pacote de serviços destinado a aumentar a sua compreensão do ecossistema europeu e ajudar a aproveitar as oportunidades de colaborações transfronteiriças.

 

Com um financiamento total de aproximadamente 112k€, o projeto DIVAx tem como restantes parceiros Agri Sud-Ouest Innovation (França), Valorial (França), Fundacion Corporación Tecnológica de Andalucía (Espanha), H-Farm (Itália) e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal).

 

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal