Dois investigadores de pós-doutoramento vão ter a oportunidade de, durante um ano, dar continuidade à sua carreira no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). As bolsas destinam-se a investigadores estrangeiros e a possibilidade é dada pelo INESC TEC, através do Programa internacional de bolsas Alain Bensoussan, promovido pelo European Research Consortium for Informatics and Mathematics (ERCIM).
Esta é uma oportunidade que vai permitir aos jovens investigadores das áreas da computação e da matemática e das suas aplicações aos sistemas de energia, trabalharem num grande instituto de investigação europeu, com especialistas reconhecidos internacionalmente, e melhorarem os seus conhecimentos sobre estruturas e redes europeias de investigação. As inscrições decorrem até 30 de setembro e as áreas das bolsas são transversais à maioria das disciplinas de Ciência da Computação, Tecnologia da Informação e Matemática Aplicada.
O Programa tem a duração de um ano e um valor mensal que ronda os 1,686 euros por mês. Os interessados podem formalizar as suas candidaturas, preenchendo o formulário que se encontra disponível no website do ERCIM. A lista de temáticas nas quais serão desenvolvidas as atividades de iniciação à investigação, assim como informação adicional sobre a oportunidade podem ser consultadas também no website da instituição.
Os investigadores portugueses interessados no programa poderão candidatar-se apenas a bolsas em instituições estrangeiras parceiras do ERCIM.