INESC TEC deixa marca nos primeiros lugares do Prémio REN

Em 2020 os três lugares do pódio do Prémio REN foram atribuídos a teses de investigadores ligados ao Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC.

O reconhecimento anual do Prémio REN foi, este ano, uma celebração com as cores do INESC TEC. João Graça Ramos, João Megre Barbosa e Luís Brito Teixeira receberam, respetivamente, o primeiro, segundo e terceiro prémios do concurso pelas teses de mestrado.

João Graça Ramos, investigador do INESC TEC, encabeçou o pódio com a tese “Conversão de energia de geração fotovoltaica com inércia sintética”, orientada por Rui Esteves Araújo. O trabalho, realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, implementa uma solução de inércia sintética num inversor fotovoltaico. A ideia assenta na utilização de parte da energia armazenada no condensador DC já existente no barramento DC destes conversores para emulação do comportamento inercial do conversor. Este método com baixo custo e elevada eficácia contribui para melhorar a estabilidade da frequência do sistema e até proteger os consumidores de uma falha de fornecimento de energia.

O segundo prémio deu a João Megre Barbosa – que já tinha sido vencedor dos prémios APREN – um duplo reconhecimento pela tese “Fast Assessment of Dynamic Behavior Analysis with Evaluation of Minimum Synchronous Inertia to Improve Dynamic Security in Islanded Power Systems”, acolhida como estágio pelo INESC TEC. O trabalho, orientado por João Peças Lopes e Bernardo Silva, analisou as necessidades de inércia síncrona em redes isoladas com grande volume de produção de origem renovável que utiliza conversores eletrónicos para a sua ligação à rede, como é o caso da produção eólica e solar fotovoltaica, e apresentou uma metodologia para mobilizar compensadores síncronos para fornecer um serviço de inércia ao sistema quando os limites de mínimos de inércia não são verificados, garantindo assim a necessária segurança dinâmica à rede.

A tese “Miss SAIGON – Missing Signal Appraising in Globally Optimized Networks” valeu a Luís Brito Teixeira o terceiro prémio. Orientado por Vladimiro Miranda, no âmbito de um estágio no INESC TEC, o investigador do INESC TEC analisou a criação de um novo processador de topologia baseado na conversão de informação disponível da rede elétrica numa imagem 2D capaz de ser interpretada por redes neuronais convolucionais. Este processador é capaz de determinar, de forma eficaz, a conectividade de uma linha ou subestação tendo apenas como recurso informação externa aos mesmos, sendo uma ferramenta útil e informativa no conhecimento e operação da rede de energia.

Reconhecido fica também o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, no âmbito do qual foram realizadas as três teses premiadas.

Criado em 1995, o Prémio REN é um dos mais antigos prémios científicos em Portugal. Atribuído por um júri composto por profissionais de renome, elege as melhores teses de mestrado (anualmente) e doutoramento (bianualmente) na área da energia desenvolvidas em universidades portuguesas.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal