INESC TEC desenvolve demonstrador de nano-satélite para estudo da ionosfera

NEWSAT é o nome do novo projeto do INESC TEC que visa o desenvolvimento de um demonstrador de um nano-satélite para o estudo da ionosfera. Criado em parceria com o Massachusetts Institute of Technology, no âmbito do programa MIT Portugal, o projeto liderado pela Stratosphere integra também no consórcio nacional o INEGI e a Clarke Modet.

A intervenção do INESC TEC no projeto passará pelas vertentes da ciência de dados, através do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG), e da adoção de tecnologia, por intermédio do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE).

No que diz respeito à ciência de dados, a equipa do INESC TEC será responsável pela definição do conceito científico da missão. A atmosfera superior que constitui a interface dinâmica entre a Terra e o espaço é fundamental para compreender a transferência de energia na atmosfera terrestre. Dada a instabilidade da região, influenciada pelas condições metereológicas abaixo e pelas condições no espaço acima (space weather), trata-se de um ambiente pouco conhecido, com falta de medições diretas. Os novos sensores desenvolvidos permitirão, por isso, a medição de parâmetros essenciais da atmosfera superior, incluindo a medição das caraterísticas físicas do plasma da ionosfera e a identificação com elevada precisão dos elementos químicos. A equipa do CSIG irá desenvolver o conceito da missão científica que poderá ser levada a cabo com base nesta nova tecnologia, definindo o contexto e identificando requisitos. Os investigadores irão igualmente lidar com aspetos relativos à gestão de dados, incluindo o plano de gestão de dados do projeto, e desenvolver estratégias de análise de dados para extrair informação geofísica das medições do sistema.

Já no âmbito da transferência de tecnologia, o contributo do INESC TEC passará pelo desenvolvimento de estratégias para a adoção de tecnologias emergentes, uma vez que a tecnologia desenvolvida no projeto é geradora de novos mercados de serviços e aplicações espaciais. Os investigadores do CESE irão elaborar um conjunto de recomendações específicas que promovam a adoção bem-sucedida de tecnologias emergentes no desenvolvimento de nano-satélites. A investigação possibilitará a identificação de barreiras e desafios à adoção de tecnologias, a avaliação da maturidade (TRL) das tecnologias desenvolvidas e dos mercados a que se destinam, e dar recomendações em termos de estratégias para disseminação e colaboração entre instituições ligadas ao espaço.

Os trabalhos do projeto NEWSAT arrancaram em janeiro com uma reunião geral em formato online que incidiu sobre a revisão e a operacionalização das primeiras atividades do projeto.

Coordenada pela investigadora Susana Barbosa (CSIG/CRAS), a equipa de investigadores do INESC TEC integra Vasco Teles e Gustavo Dalmarco (CESE), Ricardo Henriques e Cristina Ribeiro (CSIG), e o acompanhamento de António Gaspar (TEC4PARTNERSHIPS).

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal