INESC TEC desenvolve Sistema de Apoio à Decisão para setorização

Uma equipa do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), do INESC TEC, composta por Ana Maria Rodrigues, José Soeiro Ferreira, Aydun Teymourifar e Elif Öztürk, encontra-se a desenvolver o projeto StoSS – Sectorization to Simplify and Solve. Esta iniciativa, liderada pelo INESC TEC, tem como parceiros o Instituto Politécnico do Porto (IPP-Porto) e o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Reunião online com os membros da equipa do projeto StoSS (créditos da fotografia: Ana Maria Rodrigues)

O principal objetivo do projeto é o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) suportado na web, que permita auxiliar na construção de setores de acordo com as características e finalidades de um decisor. Através das respostas a um questionário ramificado, este sistema consegue classificar o tipo de setorização pretendido e avaliar a importância relativa de cada um dos critérios disponibilizados, de forma a apresentar as soluções que melhor se adequem às pretensões de diferentes utilizadores.

Fig. 1 – Exemplo de setorização associada a territórios de venda: 882 clientes distribuídos por 30 vendedores

Para além da divisão em setores, a solução desenvolvida pela equipa do CESE permite a resolução de problemas de localização, sugerindo posicionamentos dos denominados pontos de referência para os setores. Por exemplo, perante a distribuição geográfica de um conjunto de clientes, o SAD sugere aquelas que seriam localizações interessantes para os centros de distribuição ou, na situação das regiões escolares, aquelas que seriam boas localizações para as escolas.

Fig. 2 – À esquerda: Distribuição de um conjunto de 20 vendedores. | À direita: Divisão dos clientes em 4 setores (com cores distintas) e sugestão de localização dos centros de distribuição (assinalados com X).

Um dos aspetos inovadores deste sistema é o facto de poder ser aplicado a diferentes áreas: setor comercial (distribuição de produtos, territórios de venda, gestão de tráfego aéreo, etc.), serviços (recolha de resíduos municipais, redes de transportes ou Internet) ou administração (desenho de distritos políticos, definição de regiões escolares ou hospitalares).

O StoSS é um projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tendo uma duração de três anos.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao IPP-ISCAP e à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal