INESC TEC distinguido pela Sociedade Portuguesa de Robótica

A Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) premiou diversas iniciativas desenvolvidas na área da robótica em 2020. Por norma, estes prémios são divulgados presencialmente na conferência ICARSC (IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions); no entanto, este ano, e devido à atual situação, os resultados foram comunicados apenas em maio. O INESC TEC, através de investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), recebeu duas distinções: o “Prémio SPR Inovação e Transferência de Tecnologia na área de Robótica” e a menção honrosa no “Best Paper Award”, atribuído pela revista Industrial Robot.

A 21.ª edição da conferência decorreu online, nos dias 28 e 29 de abril, tendo sido coorganizada pela Universidade de Aveiro, pela Universidade de Coimbra, pelo Instituto Politécnico de Tomar e pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), contando com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da Edu.Tech (Educação e Tecnologia), e o apoio logístico da Modal Creativity.

Inovação e Transferência de Tecnologia na área de Robótica

O “Prémio SPR Inovação e Transferência de Tecnologia na área de Robótica” foi atribuído ao projeto UV-C ROBOT – Desinfeção Autónoma de Espaços Fechados Através de Radiação Ultravioleta-C. Desenvolvido pelo INESC TEC, o projeto contou com a participação de António Paulo Moreira, Paulo Costa, Cláudia Rocha, Marcelo Petry, Manuel Silva, José Lima e André Baltazar, investigadores do CRIIS, bem como António Amorim, antigo colaborador do mesmo centro.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a DCSI+Pro, tendo como principal objetivo desenvolver um robô capaz de fazer a higienização autónoma a 360° de espaços fechados através de radiação ultravioleta C, eliminando eficazmente todas as bactérias e vírus.

Segundo António Moreira, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e investigador responsável do projeto RADAR, este reconhecimento “é sempre uma honra”.

“Considero de elevada importância a atribuição deste prémio por parte da SPR, sociedade que considero ter grande relevância dentro da comunidade portuguesa ligada à robótica. Este prémio é um reconhecimento por parte dos parceiros deste meio da importância e aplicabilidade na nossa investigação e desenvolvimento de novos produtos. A sua divulgação, quer pelos sócios, quer através da revista Robótica, ajuda a dar conhecimento a um público mais alargado dos desenvolvimentos efetuados no CRIIS”, concluiu o investigador.

Industrial Robot -“Best Paper Award”

Numa parceria entre a SPR e a revista científica internacional Industrial RobotThe International Journal of Robotics Research and Application, a comissão editorial da revista atribuiu prémios aos melhores artigos submetidos e apresentados na ICARSC’2021, tendo Vítor Tinoco, colaborador do CRIIS, obtido uma menção honrosa, graças ao seu trabalho “A Review of Pruning and Harvesting Manipulators”.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP, ao IPP-ISEP, ao IPB e ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal