INESC TEC e INEGI promovem formação avançada sobre tecnologias emergentes no contexto da Indústria 4.0

Vai na quarta edição e tem como objetivo capacitar as empresas portuguesas do tecido industrial português, apoiando-as na resposta aos desafios da transformação digital. O Programa Avançado em Indústria 4.0, promovido conjuntamente pelo INESC TEC e pelo INEGI, regressa em maio e promete uma viagem pelas tecnologias emergentes no âmbito revolução industrial em curso.

A globalização, a digitalização e a sustentabilidade estão na génese da chamada quarta revolução industrial e colocam desafios ao ecossistema empresarial. Neste contexto, o INESC TEC e o INEGI, enquanto Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), pretendem partilhar a sua experiência e conhecimento com as empresas, abordando as várias dimensões e problemáticas associadas à atual transformação digital, tecnologias emergentes, metodologias e ferramentas, assim como o impacto que estas abordagens poderão ter nos vários negócios.

O programa do curso, que se realiza nas instalações do INEGI e do INESC TEC, no Porto, destina-se a responsáveis e quadros médios e superiores de empresas de base industrial e tecnológica, das áreas das operações, produção, logística, engenharia, tecnologia e inovação; bem como a gestores, engenheiros, empreendedores e consultores que ambicionem liderar a implementação da indústria 4.0.

Américo Azevedo, coordenador do TEC4Industry do INESC TEC, explica que “O INESC TEC e o INEGI voltam a coordenar esforços para oferecer uma experiência de aprendizagem única de acesso às tecnologias emergentes no contexto da indústria 4.0, percecionando impactos e determinando maturidades e roadmaps”.

“A necessidade crescente de conhecimento nas áreas tecnológicas e o excelente feedback dos participantes das edições anteriores – que salientam o programa transversal, bem estruturado e equilibrado em termos de conteúdos; o corpo docente conhecedor e experiente; as visitas técnicas e a partilha de experiências – são um grande incentivo à realização deste programa”, refere Ana Maria Sousa, responsável pela área de Formação Avançada do INEGI.

Com uma duração de 68 horas e uma equipa constituída por mais de 20 especialistas, o programa vai contemplar nove módulos focados em temas identificados como fundamentais no desenvolvimento de uma visão estratégica, no suporte à tomada de decisão e à implementação.

Serão também exploradas as características, aplicações e desafios de tecnologias que estão na base da quarta revolução industrial, assim como realizadas visitas e workshops em empresas identificadas como bons exemplos. Destaca-se ainda a possibilidade de troca de experiências e aprendizagem entre pares, proporcionada no âmbito da formação.

As inscrições para o Programa Avançado em Indústria 4.0 já se encontram abertas. Pode saber mais sobre a formação aqui.

O investigador INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal