INESC TEC em evento que explora a robótica marinha

Breaking The Surface 2022 (14th International Interdisciplinary Field Workshop of Maritime Robotics and Applications) decorreu na Croácia e teve como objetivo incentivar a interação e a troca de conhecimentos e experiências no campo da robótica marinha e suas aplicações. O INESC TEC marcou presença através de uma palestra e um tutorial, tendo ainda a oportunidade de se envolver na organização de um desafio de localização subaquática no Mar Adriático.

De 25 de setembro a 2 de outubro, os participantes tiveram assim acesso à mais recente investigação científica e seus resultados, bem como a oportunidades para desenvolver experiência prática com sistemas subaquáticos complexos no terreno.

Na área de robótica marinha, a palestra de Nuno Cruz, coordenador e investigador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC, teve como título “The role of acoustics in underwater robotics”. Por sua vez, Bruno Ferreira, também investigador do CRAS, apresentou um tutorial com o tema “Underwater localization of acoustic sources – principles and approaches”.

A participação do INESC TEC culminou com o seguinte desafio de localização: um alvo acústico foi colocado no fundo do Mar Adriático e cinco equipas foram desafiadas a encontrá-lo. Com mentoria dos investigadores do INESC TEC e das universidades de Haifa e de Newcastle, os mais de 20 inscritos projetaram abordagens de localização e recolheram dados no mar em tempo limitado, num problema que muito se assemelha a desafios reais, tais como a pesquisa de caixas negras em desastres aéreos.

“Uma das razões para o sucesso deste evento é a forte componente prática, sendo a primeira oportunidade para muitos jovens investigadores experimentarem equipamento científico no mar. Este ano, resolvemos inovar, e pela primeira vez propusemos uma competição aos participantes”, relata Nuno Cruz.

Organizado anualmente desde 2009, este evento serve de palco a especialistas, professores, alunos, investigadores e industriais de várias áreas ligadas ao mar, tais como robótica, biologia, arqueologia, segurança e geologia.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP. 

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal