INESC TEC em parceria para apoiar empresa no controlo de qualidade

Numa parceria entre o INESC TEC e a EGITRON, empresa de gestão de qualidade, investigadores vão estudar formas de aprimorar uma tecnologia de deteção de humidade em rolhas de cortiça. O dispositivo será uma mais valia para o setor vinícola.   

O projeto WaveCorkCal arrancou recentemente, mas INESC TEC e a FEUP já tinham colaborado com a EGITRON em 2019, por ocasião do projeto PrecisionCork, no qual o INESC TEC foi parceiro. 

De acordo com Henrique Salgado, que liderou a prestação de serviços no âmbito do PrecisionCork, investigadores desenvolveram uma cavidade ressonante de micro-ondas. Após a inserção da rolha no dispositivo e através de micro-ondas, deteta-se o desvio de frequência e magnitude da ressonância da cavidade, conseguindo-se assim através destes dois parâmetros, estimar a humidade da rolha com relativa precisão. A tecnologia está neste momento a ser comercializada pela EGITRON e veio colmatar uma necessidade de mercado. 

 

Cavidade ressonante de micro-ondas comercializada pela EGITRON

No engarrafamento das garrafas de vinho é necessário um controlo de qualidade da rolha de cortiça, nomeadamente na percentagem de humidade das rolhas, que deve situar-se entre 4% e 9%. Há um equipamento no mercado que já permitia medir a humidade de forma muito simples, mas esse método é bastante impreciso e destrutivo para as rolhas”, acrescenta Henrique Salgado.  

Em 2021, a EGITRON decidiu avançar com um melhoramento num aspeto da cavidade ressonante de micro-ondas: a calibração. “Há um processo que envolve a calibração prévia da cavidade, que é bastante moroso. Nós estamos a estudar neste momento a possibilidade de um método alternativo para permitir que a calibração seja feita de forma mais rápida”, explica o investigador que lidera também o WaveCorkCal. 

“Apesar de este ser um pequeno contributo ao projeto anterior, penso que é um aspeto bastante importante e que pode trazer resultados inovadores em termos de calibração”. 

O nome do projeto, WaveCorkCal, procurar agregar as três dimensões da iniciativa: micro-ondas, cortiça e calibração. A equipa liderada por Henrique Salgado alberga ainda Sofia Inácio, aluna de doutoramento no INESC TEC e Luís Pessoa, investigador no Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM). 

O projeto WaveCorkCal resulta de uma parceria entre o INESC TEC e a FEUP-UP.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à FEUP-UP. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal