INESC TEC em projeto para apoiar utilizadores de supercomputadores europeus, incluindo o português Deucalion

Chama-se EPICURE (High-level specialised application support service in High-Performance Computing) o projeto que reúne os supercomputadores da rede europeia EuroHPC Joint Undertaking (EuroHPC JU) e que vai apoiar os seus utilizadores

Ao longo dos últimos anos, a EuroHPC JU tem trabalhado no sentido de elevar a computação avançada a novos máximos históricos através da instalação de novas máquinas capazes de competir com os seus congéneres internacionais: três supercomputadores pré-exascale, cinco petascale e dois futuros exascale. Agora, as entidades que acolhem estes supercomputadores juntaram-se para o projeto EPICURE no qual o INESC TEC é um dos 16 parceiros.

Até este momento, o apoio providenciado aos utilizadores de HPC focava-se sobretudo no suporte operacional, a curto prazo, e que tinham por base apenas competências e conhecimentos elementares de HPC. Através do EPICURE, será possível ir mais além, com um acompanhamento técnico mais avançado e que permitirá aos utilizadores dos supercomputadores da EuroHPC, por exemplo, transitar de sistema para sistema — independentemente da arquitetura do supercomputador — mais rapidamente e sem dificuldades. 

Esta evolução representa um salto qualitativo importante, capacitando os utilizadores com ferramentas e conhecimentos avançados para lidar com a diversidade de sistemas de HPC disponíveis. Segundo João Barbosa, investigador do INESC TEC, “os utilizadores poderão explorar todo o potencial dos supercomputadores, maximizando a sua eficiência e desempenho, em vez de dependerem apenas de conhecimento elementar. Trata-se de uma nova estratégia de qualificação e capacitação que promete melhorar significativamente a experiência dos utilizadores e aumentar a sua produtividade e eficiência no uso de recursos de computação avançada. 

O EPICURE está pronto para fornecer uma variedade de serviços essenciais, incluindo escalamento de código, análise de código e benchmarking, bem como otimização de código. Para alcançar esses objetivos, o projeto basear-se-á na experiência e conhecimento dos seus parceiros em operações e computação avançada, e contará com atividade com atividades de formação e hackathons, com o objetivo de promover a partilha de conhecimentos em portabilidade, otimização, paralelismo e programação em GPU. 

O projeto contará ainda com o contributo de diferentes Centros de Excelência e Centros de Competência, os quais irão partilhar conhecimentos e prestar serviços de suporte aos utilizadores numa plataforma integrada. Esta abordagem colaborativa e integrada promete impulsionar significativamente a capacidade de resposta e excelência no suporte a computação avançada na Europa.  

Através deste projeto, o INESC TEC fortalece o seu compromisso com a computação avançada, destacando-se como um parceiro europeu crucial na área. “Este projeto representa um complementando significativo o papel do INESC TEC na operacionalização do supercomputador Deucalion, sendo um reforço da nossa aposta na computação avançada”, acrescenta. João Barbosa, destaca ainda a importância da equipa do INESC TEC neste contexto: “Este projeto demonstra também o reconhecimento dos parceiros europeus na qualidade da equipa do INESC TEC.” A iniciativa não apenas consolida a posição da instituição como um líder nacional em computação avançada, mas também reforça sua relevância como parceiro estratégico em projetos de impacto a nível europeu na área. 

Liderado pelo CSC – IT Center for Science, da Finlândia, o EPICURE é composto por 16 parceiros de 14 países europeus: Portugal, Finlândia, Espanha, Itália, Chéquia, Eslovénia, Luxemburgo, Bulgária, Bélgica, Suécia, Polónia, Dinamarca, Alemanha e França. Além de João Barbosa, o INESC TEC é representado também por Rui Oliveira, também administrador do INESC TEC e Diretor do Centro de Computação Avançada da Universidade do Minho (MACC), bem como por André Pereira, Paula Rodrigues e Rita Moutinho do INESC TEC 

O EPICURE foi financiado em 10 milhões de euros, ao abrigo da colaboração entre o EuroHPC e a União Europeia, no âmbito do Programa Europa Digital (DIGITAL). 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UMinho

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal