INESC TEC entre as instituições portuguesas com mais pedidos de patente europeia em 2020

Pelo quarto ano consecutivo, o INESC TEC está no top 5 das entidades nacionais com mais pedidos de patentes submetidos ao European Patent Office (Instituto Europeu de Patentes). De acordo com dados anunciados pelo EPO, em 2020 o INESC TEC submeteu 12 pedidos de patente, sendo a terceira instituição a nível nacional com mais pedidos submetidos.

Este número reflete um aumento de quatro patentes em relação ao ano anterior. Os pedidos de patente do INESC TEC dizem respeito a tecnologias médicas de apoio ao diagnóstico, telecomunicações, cibersegurança e instrumentação.

“A patente europeia é um instrumento fundamental para a valorização dos resultados de I&D produzidos no INESC TEC. É com alegria que vemos os esforços do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) e dos Centros conduzirem o INESC TEC a uma posição de liderança em Portugal, reconhecendo também a crescente responsabilidade e importância da valorização destes ativos”, afirma Daniel Vasconcelos, responsável do SAL.

O EPO dá conta de um total de 249 pedidos de patente com origem em Portugal, uma contração de 8,5% em termos homólogos. A Universidade do Minho liderou o registo de pedidos de patentes em Portugal, com 20 pedidos. Seguiu-se a A4TEC (Association for the Advancement of Tissue Engineering and Cell Based Technologies & Therapies) com 14 pedidos, o INESC TEC com 12 pedidos e a Saronikos Trading and Services e a Universidade de Évora, ambas com sete pedidos.

Em relação a áreas de investigação em Portugal, a área da saúde ganhou espaço, com especial destaque para a tecnologia médica (12% do total) e a indústria farmacêutica (10%).

O investigador mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal