INESC TEC integra comunidade europeia para debater o futuro da energia

Foi no âmbito do trabalho desenvolvido pela iniciativa TEC4Energy que o INESC TEC marcou presença no ENLIT Europe, um fórum de discussão europeu que pretende analisar de forma inclusiva questões relacionadas com a transição energética da Europa.

De 30 novembro a 2 dezembro, Milão foi palco de sessões ao vivo, entrevistas, painéis de discussão, reuniões de networking e espaços expositivos, em paralelo com apresentações e mostras que foram acontecendo num ambiente online.

Durante três dias, o INESC TEC deu a conhecer algumas das suas competências na área da energia, bem como tecnologias e projetos mais recentes, com destaque para o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos. Este espaço expositivo contou com a presença de João Peças Lopes, responsável pela iniciativa TEC4Energy, e de Bernardo Silva, David Rua e Gil Sampaio, investigadores do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC (CPES).

No primeiro dia do evento, David Rua integrou ainda o programa de sessões ao vivo e liderou a conferência intitulada “Semantic Interoperability Layer”, em representação do Projeto Interconnect, um projeto europeu de 36 milhões de euros, liderado pelo INESC TEC e financiado ao abrigo do programa Horizonte 2020, tendo como objetivo desenvolver e demonstrar soluções avançadas para a digitalização e interoperabilidade do sistema elétrico. A ENLIT Europe surgiu após a junção das duas iniciativas previamente existentes e líderes na área da energia, nomeadamente a European Utility Week e a POWERGEN Europe, criando uma comunidade que prolonga a discussão sobre o futuro dos problemas emergentes relacionados com a energia durante 365 dias por ano. O objetivo consiste em reunir num evento físico anual todos esses intervenientes para aproveitar cenários atuais, destacar oportunidades futuras e inspirar a próxima geração a influenciar positivamente a utilização eficaz de energia.

A próxima edição decorrerá de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2022, em Frankfurt, na Alemanha.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP. 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal