INESC TEC integra projeto europeu para desenvolver o digital twin do sistema elétrico europeu

Chama-se TwinEU e é um dos maiores consórcios, até à data, no âmbito do programa de financiamento Horizonte Europa. São 20M€, 75 parceiros, de 15 países, entre os quais o INESC TEC. O objetivo? Desenvolver um digital twin do sistema elétrico para toda a Europa, de modo a permitir uma gestão e planeamento ótimos do sistema elétrico em cenários com elevada integração de produção renovável e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novos modelos de negócio (relacionados, por exemplo, com a flexibilidade do sistema elétrico) que contribuam para alcançar as metas europeias de neutralidade carbónica.

 

O TwinEU vai aproveitar as competências de diferentes instituições, desde operadores da rede de transporte, distribuição, e de mercado, a fornecedores de tecnologia e centros de investigação, para criar um digital twin pan-europeu baseado na federação de modelos digitais locais.

Um conjunto de ferramenta será aplicado e demonstrado em oito projetos-piloto distribuídos por 11 países (entre eles Portugal, Espanha e França) da União Europeia, com vista a assegurar que as soluções desenvolvidas possam ser replicadas de maneira eficaz em diversos contextos geográficos e de mercado. Em concreto, pretende-se implementar estratégias de planeamento coordenado inteligente e desenvolver modelos inovadores para aumentar a resiliência física e ciber-segurança da rede elétrica, permitir previsões avançadas para otimizar ações de mercado e melhorar a observabilidade e controlabilidade do sistema, proporcionando uma gestão mais eficiente e adaptável.

Dessa forma, o projeto não pretende apenas desenvolver inovações tecnológicas, mas também promover a adoção de práticas standard entre os operadores do sistema, os fornecedores de tecnologia e os intervenientes no mercado. Os digital twins serão usados a vários níveis ao longo das demonstrações no terreno, desempenhando um papel essencial ao reproduzir o comportamento real da rede e do mercado da energia.

A participação do INESC TEC será assegurada pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES) que irá desenvolver um digital twin para o sistema ibérico, focado na simulação do impacto de novos serviços e sistema e conversores grid-forming, e também pelo Laboratório de Software Confiável (HASLab) em tópicos relacionados com interoperabilidade e computação de alta performance.

Outras entidades nacionais a participar no projeto e envolvidas no piloto Ibérico são o R&D Nester e REN.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal