INESC TEC integra projeto piloto da nova rede da Comissão Europeia

O Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC integrou o projeto-piloto da nova rede da Comissão Europeia (CE), a “CREATE Europe in”, uma plataforma para fomentar a cooperação entre os diferentes pontos de contacto da CE em cada país, com o objetivo de tornar a informação sobre as áreas de atuação da CE mais acessível aos cidadãos e às empresas.

Esta iniciativa juntou diferentes instituições no Norte e Centro de Portugal que participam nas seguintes redes da CE: Enterprise Europe Network, Europe Direct, Creative Europe Desks, Agências Nacionais Erasmus+, Europa para Cidadãos, Multiplicadores EURODESK, EURAXESS, EURES, European Network for Rural Development, FARNET, INFORM-INIO, SOLVIT, EuroGuidance, Pontos de contacto nacionais para o Horizon2020, Membros dos Conselhos de Missão, Membros do Comité das Regiões, Membros do Comité Económico e Social Europeu. O INESC TEC associou-se ao projeto enquanto membro da Enterprise Europe Network, rede de apoio à inovação e internacionalização de empresas e empreendedores.

Este projeto piloto teve como objetivo promover a Europa e as suas redes, promovendo a cooperação entre agentes locais das redes da UE para melhorar a acessibilidade dos serviços da UE para os cidadãos e empresas no terreno. Quanto mais as pessoas e as empresas souberem o que faz cada rede, que estas estão acessíveis e prestam apoio especializado e gratuito, maiores oportunidades e proveitos as pessoas e as empresas podem alcançar”, explica Cristina Barbosa, investigadora do CITE que integra o gabinete de apoio da Enterprise Europe Network em Portugal. “Por outro lado, ao contactarmos com outras redes, no caso específico da Enterprise Europe Network em Portugal, acabámos por aumentar o nosso conhecimento e a nossa capacidade de suporte a outras temáticas, como por exemplo mobilidade internacional de estudantes e profissionais. O projeto procurou estimular novas práticas de colaboração, partilha de conhecimento, competências e serviços.”, acrescenta Cristina Barbosa.

Do projeto, que se realizou entre Novembro de 2020 e Junho de 2021, resultou a assinatura de dois memorandos de cooperação – das redes da CE a Norte e Centro de Portugal participantes, em que as redes concordam em estabelecer uma cooperação regional para promoção dos serviços prestados pelas redes europeias, sob o tema a “União Europeia no Norte e Centro de Portugal”.

No “CREATE Europe in” participaram 8 países – Áustria, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e Suécia. Em Portugal, além do INESC TEC, o projeto contou com a participação da ANI — Agência Nacional de Inovação S. A., da AEP – Associação Empresarial de Portugal e do CEC – Conselho Empresarial do Centro/CCIC – Câmara de Comércio e Industria do Centro, parceiros do INESC TEC no consórcio nacional da Enterprise Europe Network.

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal