INESC TEC integrou um dos maiores exercícios de robótica nacionais

O Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM), em Troia, recebeu a décima segunda edição do REPMUS – Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems, um dos maiores exercícios de robótica a nível nacional, que contou com a participação do INESC TEC.

Ao longo de 12 dias, o INESCT TEC marcou presença na décima segunda edição do REPMUS com uma equipa do CRAS – Centro de Robótica e Sistemas Autónomos a participar ativamente nos exercícios. Alfredo Martins, investigador do INESC TEC no CRAS, explica que o Navio Mar Profundo foi utilizado nos exercícios, em conjunto com o robô submarino de profundidade TURTLE, o sistema de monitorização ambiental EGIM, efetuando operações de batimetria e missões de reconhecimento para apoio a operações de desembarque.

Foram testados sistemas em inúmeras missões de cariz militar e as operações contaram com mais de 120 sistemas não tripulados entre aéreos, de superfície e submarinos a operarem, em conjunto, com meios navais de Portugal, Reino Unido, Espanha, Países Baixos, França, entre outros.

“Foi também testado um sistema baseado em cabos de comunicação subaquáticos, aos quais são ligados sensores ambientais e estações de troca de informação com veículos submarinos autónomos”, explica, sublinhando que “estas atividades foram desenvolvidas no âmbito do projeto K2D (Knowledge and Data from the Deep to Space), um projeto Flagship do Programa MIT-Portugal que tem tido o apoio da Marinha Portuguesa”.

Para além da participação no exercício, o INESC TEC exibiu algumas das suas tecnologias robóticas num stand próprio que recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, da Ministra da Defesa de Portugal, Helena Carreiras, do Vice-Almirante, Keith Blount, comandante do Allied Maritime Command da NATO e do Vice-Almirante, Guy Robinson, do Allied Command Transition, da NATO.

Na equipa do CRAS estiveram, ainda, os investigadores, André Pinto, António Ferreira, Bruno Ferreira, Bruno Matias, Carlos Almeida, Eduardo Soares, Hugo Ferreira, Jorge Barbosa, José Miguel Almeida, Paula Lima, Paula Graça, Pedro Peixoto, Pedro Rocha, Ricardo Pereira.

O REPMUS foi iniciado em 2010 e, ao longo dos anos, tem crescido e suscitado interesse nacional e internacional de outras entidades. Co-organizado pela Marinha Portuguesa, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pelo Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e pela NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI), o evento juntou mais de mil pessoas, de 25 países, entre militares, investigadores científicos, civis e entidades nacionais e internacionais.

Os investigadores Alfredo Martins, Bruno Matias, Carlos Almeida, Eduardo Soares, José Miguel Almeida e Ricardo Pereira têm afiliação ao ISEP–IPP. O investigador Hugo Ferreira tem afiliação à ESHT-IPP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal