INESC TEC lidera dupla organização de workshops internacionais na área da visão computacional

O INESC TEC liderou a organização de dois workshops na área de visão computacional, no âmbito da Conferência Europeia de Visão Computacional (ECCV 2022), uma das maiores conferências na área. Em discussão estiveram os temas monitorização e análise do interior de veículos, bem como análise de imagem médica com Inteligência Artificial (AI).

O primeiro, intitulado In-vehicle Sensing and Monitorization Workshop (ISM 2022), promoveu a apresentação e discussão de trabalhos de investigação relacionados com a monitorização e análise do interior de veículos, com especial foco nas áreas de visão computacional, machine learning e biometria.

“Atualmente, é comum ouvirmos notícias de carros com condução autónoma e frequentemente são publicados artigos sobre tecnologias para percecionar o ambiente exterior do carro de modo a permitir a condução autónoma. No entanto, tem sido dada menos atenção à perceção do interior do habitáculo”, refere Pedro Carvalho, investigador do INESC TEC envolvido na organização deste workshop.  “No ISM pretendeu-se criar um espaço para a promoção e discussão de técnicas relacionadas com a análise do interior de veículos e dos passageiros como forma de contribuir para a segurança e bem-estar destes. Tal é importante para situações mais comuns, mas crucial para carros autónomos partilhados, em que não há condutor”, explica o investigador.

Este workshop contou com a participação de dois oradores convidados, nomeadamente, João Carreira, da DeepMind, e Mohammad Mavadati, da Smart Eye. Além disto, o workshop contou com a apresentação de quatro artigos científicos e dois projetos convidados de destaque na área, em concreto, o EasyRide e o KARLI.

Já o segundo, designado AI-Enabled Medical Image Analysis Workshop (AIMIA 2022), teve como objetivo promover a discussão sobre a análise de imagem médica/processamento, introduzindo também os desafios de imagens de slides inteiros e imagens para a visão por computador e comunidade de inteligência artificial. Além disso, este workshop permitiu também identificar oportunidades de investigação no contexto da patologia digital, radiologia e COVID-19.

AIMIA 2022 contou com a participação de três oradores convidados, nomeadamente, Dimitris Metaxas, da Rutgers University, Inti Zlobec, da Universidade de Bern, e Henning Müller, da HES-SO Vallais-Wallis, que partilharam experiências sobre o desenvolvimento de modelos AI em patologia digital. Neste workshop foram também apresentados 27      artigos científicos nas áreas de patologia digital, radiologia e COVID-19.

“Nos últimos anos a área de visão por computador tem vindo a revolucionar a forma como a imagem médica é analisada, trazendo novos desafios, quer do ponto de vista tecnológico quer da prática clínica”, afirma Sara Oliveira, investigadora do INESC TEC envolvida na organização deste workshop. “Estes eventos permitem a apresentação e discussão de novas ideias, tendo em vista ao desenvolvimento de soluções cada vez mais refinadas, com o propósito de serem totalmente integradas nos departamentos médicos”, acrescenta.

Jaime Cardoso, João Pinto, Paula Viana, Pedro Carvalho e Sara Oliveira foram os investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC envolvidos na organização e coordenação destes workshops.

A conferência internacional ECCV 2022 é uma das maiores conferências na área de visão computacional e decorreu em Tel Aviv, de 23 a 27 de outubro. Já os dois workshops organizados pelo INESC TEC decorreram num formato virtual.

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC, UP-FEUP, IPP-ISEP e FCT.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal