INESC TEC lidera projeto que desenvolveu ferramentas para gestão da rede elétrica do futuro

Ao longo de três anos, a equipa do ATTEST – Advanced Tools Towards cost-efficient decarbonisation of future reliable Energy SysTems, dedicou-se ao estudo e desenvolvimento de soluções para o planeamento e a operação das infraestruturas da rede de transporte e distribuição energética. Os resultados estão agora materializados num conjunto de 12 ferramentas de otimização, que estão disponíveis para produtores, comercializadores e operadores das redes de energia.

 

Divididas em três módulos – planeamento, operação e gestão de ativos – as ferramentas, desenhadas para operar de forma integrada, apresentam algoritmos que privilegiam as tecnologias “limpas” ou de baixa emissão. Portugal, Espanha, Reino Unido e Croácia são os quatro países envolvidos na recolha e análise de dados das redes de energia, que permitirão apoiar os processos de decisão associados ao planeamento operacional e reforço de infraestruturas.

“As ferramentas de planeamento permitem, por exemplo, estudar a evolução do consumo e de microprodução fotovoltaica em redes reais até 2050”, explica Filipe Joel Soares, investigador do INESC TEC e coordenador do projeto, adiantando que, desse modo, será “possível decidir qual a forma mais económica de reforçar a rede para que não existam problemas técnicos e possam ser mantidos os padrões de qualidade de serviço estipulados”.

A aplicação destas ferramentas é garantia de uma resposta efetiva em diferentes horizontes temporais, incluindo em tempo real, às necessidades dos consumidores finais, assegurando uma melhor gestão e consequente redução de custos. “Estas ferramentas trarão benefícios para os consumidores finais, ainda que de forma indireta, uma vez que contribuem para uma diminuição geral da poluição ambiental e para a melhor utilização dos ativos da rede elétrica, que se reflete numa diminuição da fatura de energia”, explica Filipe Joel Soares.

Para além disso, adianta: “permitirão abordar e solucionar desafios que as redes de energia vão enfrentar no seu processo de descarbonização, nomeadamente o aumento da procura resultante da eletrificação em diversos setores, a crescente integração de equipamentos de produção de eletricidade e gases renováveis e o previsível crescimento de dispositivos de armazenamento”.

As 12 ferramentas estão disponíveis em código aberto e, na Croácia, estão já a ser levadas a cabo demonstrações na rede de transporte e distribuição.

O projeto é liderado pelo INESC TEC e, para além de Portugal, conta com parceiros como a Universidade de Manchester (Reino Unido), o Instituto Luxemburguês de Ciência e Tecnologia, a Universidade Pontifícia de Comillas (Espanha), a Softlab (Itália), o Centro de Inovação Nikola Tesla, o HEP – Operador da rede de distribuição, o HOPS – Operador da rede de transporte e a KONCAR Digital (Croácia).

O ATTEST foi financiado em cerca de 4 milhões de euros, ao abrigo do programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal