INESC TEC no TOP 10 dos requerentes nacionais no registo de patentes europeias

Os dados do último relatório anual publicado pelo European Patent Office (EPO) colocam, novamente, o INESC TEC no top nacional das instituições com mais pedidos de patente registados, fazendo da instituição uma das organizações com uma presença mais sustentável e constante, desde 2017. Em 2023, o INESC TEC registou seis patentes nas áreas de energia, software (navegação), tecnologia médica, cibersegurança, instrumentação e robótica.

Portugal ocupa o 28º lugar no registo de patentes europeu, com um total de 329 patentes registadas em 2023, sendo a região Norte responsável por 158.

No caso do INESC TEC, foram seis as patentes registadas, fazendo com que a instituição ocupe, assim, o décimo lugar do ranking, juntamente com a Feedzai. Um sistema e um método de operação distribuída para uma comunidade de energia local (área da energia), um sistema de inteligência artificial e um método implementado por computador para geração de dados sintéticos realistas de tráfego de rede TCP/IP (software – navegação), um sistema para deteção e identificação de vesículas extracelulares numa amostra de dispersão líquida (tecnologia médica), um método e dispositivo para preservação da aprendizagem distribuída por regressão linear (cibersegurança), um dispositivo e método para deteção e identificação de polímeros impressos molecularmente numa dispersão líquida (tecnologia médica) e um veículo robótico subaquático para espaços pequenos (robótica) – são estas as seis patentes submetidas pelo INESC TEC em 2023.

Para Daniel Vasconcelos, o responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC, esta consistência do INESC TEC no ranking europeu, mostra bem o investimento que tem sido feito nesta área, onde em 2018 chegou a estar em primeiro lugar no ranking nacional. “A estratégia do INESC TEC assenta numa gestão de porfólio de propriedade intelectual orientada à qualidade, sustentabilidade, apoio à investigação deeptech de elevado risco e à valorização. Sabemos que estamos a cumprir a nossa missão quando vemos 3 das 6 patentes listadas a serem exploradas por empresas.”

A propriedade intelectual na agenda do INESC TEC

A aposta na transferência de tecnologia, através da proteção da propriedade intelectual, tem histórico na instituição. Recorde-se que já em 2019, o INESC TEC foi a primeira instituição portuguesa a fazer parte do TTO Circle, isto é, o Círculo de Gabinetes de Transferência de Tecnologia, uma iniciativa da Comissão Europeia, que reúne algumas das maiores instituições de investigação europeias, como o CERN, a Agência Espacial Europeia, entre outras. É atualmente líder do sub-grupo de trabalho dedicado ao software open source e continua a ser a única instituição portuguesa a fazer parte do TTO Circle

Foi também, nesse sentido, que Daniel Vasconcelos foi um dos oradores convidados pelo Consulado Geral de Portugal em Zurique para no dia 21 de março debater o tema “Propriedade intelectual: da pesquisa à patente”. Na mesa-redonda, sobre prática académica, estiveram ao lado do responsável do INESC TEC outros responsáveis destas áreas de algumas instituições portuguesas.

“A gestão da propriedade intelectual é crítica para as organizações portuguesas conseguirem crescer e multiplicar o seu impacto. O ecossistema nacional ainda é muito imaturo a este respeito, capturando-se uma pequena fração do valor criado tanto na Academia como na Indústria nacional. Ligar a massa crítica nacional aos grandes polos de inovação globais será a via para ajudar a projetar Portugal”, refere Daniel Vasconcelos.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal