INESC TEC participa em agenda mobilizadora que visa o uso sustentável de embalagens de plástico

Investigar algoritmos para processamento de informação visual para controlo de qualidade de embalagens na indústria farmacêutica é a missão do INESC TEC no âmbito da Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics, liderada pela Logoplaste Innovation Lab e pela Associação Portuguesa da Indústria dos Plásticos (APIP) e financiada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em particular num dos projetos integrados nesta agenda – o Neutro.bottle.

O INESC TEC é uma das entidades evolvidas no projeto Neutro.bottle que pretende desenvolver novos polímeros para embalagens para a indústria farmacêutica. Em colaboração com a empresa Neutroplast, o INESC TEC vai investigar algoritmos para processamento de informação visual para controlo de qualidade. O objetivo é usar a tecnologia para detetar defeitos nas embalagens e dessa forma contribuir não só para melhorar o processo produtivo, mas também para utilizar de forma mais eficiente as matérias-primas.

Segundo explica Pedro Carvalho, investigador do INESC TEC responsável neste projeto, serão analisadas estratégias de captura de imagem e investigados algoritmos de processamento de imagem e visão computacional para automaticamente detetar um conjunto de defeitos nas embalagens. “Pretende-se tirar partido da informação visual que é capturada sob a forma de amostragem para aferir como estes algoritmos podem ser integrados no processo produtivo”, refere o investigador.

A tecnologia vai ser testada com a informação existente na Neutroplast e espera-se que possa beneficiar a produção de embalagens plásticas para a indústria farmacêutica. “A integração de mecanismos de controlo de qualidade na cadeia de produção, incluindo em etapas iniciais, pode contribuir para uma utilização mais eficiente das matérias-primas, diminuindo desperdício e consequentemente custos e impacto ambiental”, avança Pedro Carvalho, adiantando que a tecnologia em desenvolvimento poderá vir a ser adaptada para outras áreas de atividade.

O Neutro.bottle é um dos projetos que integra a Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics. Esta Agenda visa o desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir para a produção e utilização de embalagens de plástico de uma forma mais eficiente e sustentável. Liderada pela Logoplaste Innovation Lab e pela APIP, reúne um consórcio de 50 parceiros e um investimento de quase 40 milhões de euros.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal