INESC TEC participa em conferência sobre o ensino da computação

Especialistas nas áreas da educação e da computação estiveram reunidos no Auditório Super Bock Arena para discutir os desafios associados à integração do ensino da computação no espaço escolar. A conferência TNT | The New Trivium, que decorreu no dia 3 de junho, contou igualmente com a participação de José Nuno Oliveira, investigador sénior do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC.

A recente revolução protagonizada pela massificação de ferramentas assentes em inteligência artificial (IA), como é o caso do ChatGPT, tem motivado reflexões em diversos contextos sobre a melhor forma de introduzir a tecnologia, preservando o trabalho e contributo humano, mas também considerando questões de ética.  

Partindo deste pressuposto, a ENSICO – Associação para o Ensino da Computação, reuniu um leque de especialistas que analisaram a integração do ensino da computação no contexto escolar, enquanto ferramenta facilitadora de aprendizagens e que pode marcar o início de uma nova era no que respeita à interação entre humanos e máquinas 

Esta é uma área onde, de resto, a ENSICO tem trabalhado nos últimos três anos. Desde a sua fundação, a associação dinamizou um conjunto de iniciativas que visam a introdução do pensamento computacional no ensino obrigatório em Portugal, dotando os jovens de mais ferramentas que lhes permitam encarar os desafios e as oportunidades do mundo atual. 

Nos últimos três anos, mais de 2500 alunos do ensino básico — do 1.º ano de escolaridade ao 9.º — tiveram a oportunidade de aprender mais sobre computação através de um projeto que atualmente está a ser dinamizado em escolas do Grande Porto, Douro e Cascais. O objetivo é alargá-lo a todas as escolas, por via de um programa proposto pela ENSICO, em colaboração com a Universidade do Minho, o INESC TEC e a FEUP, que contempla metas curriculares focadas na literacia e ética digital e com base nas Ciências da Computação.

A conferência contemplou ainda testemunhos de diretores de agrupamentos de escolas, professores e alunos relativos à literacia computacional e às suas experiências com as aulas de computação.  

Considerando a aposta feita pela ENSICO nos últimos anos (e os planos para o futuro), a meta é que a computação venha a ter um nível de importância equivalente ao da Matemática e do Português, duas disciplinas nucleares, e fazer de Portugal uma referência mundial no ensino da computação de nível K-12 — dois tópicos igualmente explorados durante o evento TNT | The New Trivium. 

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC e à UMinho. 

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