INESC TEC participa em congresso nacional dedicado à comunicação de ciência

A equipa de comunicação do INESC TEC marcou presença na 12ª edição do SciCom, um congresso nacional que reúne anualmente profissionais que trabalham na área de comunicação de ciência, potenciando o debate, a apresentação de projetos e a partilha de conhecimento e experiências entre participantes. O evento decorreu em Bragança, no início do mês de maio.

Com o mote “Transformar”, o SciCom chamou a Bragança dezenas de profissionais que trabalham na área de comunicação de ciência, para um programa de três dias que contemplou oficinas de formação, sessões plenárias, apresentações e mesas redondas, uma componente expositiva e momentos de networking.

Joana Coelho participou num painel sobre financiamento em comunicação de ciência

Joana Coelho, responsável pelo Serviço de Comunicação do INESC TEC (SCOM), participou num painel sobre “Oportunidades de financiamento em comunicação de ciência”, juntamente com Sara Varela, coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Ivone Fachada, diretora do Centro Ciência Viva de Bragança e Miguel Ferreira, do Centro de Ecologia Funcional. Esta mesa-redonda promoveu o debate em torno do financiamento em comunicação de ciência, assim como a partilha de práticas e ideias que podem ser um caminho para dar resposta a este desafio que é transversal à comunidade.

Sofia Maciel e Pedro Fonseca, membros do SCOM, promoveram a oficina de formação “De microfone aberto: como transformar ideias em podcasts”. O workshop teve como objetivo dar a conhecer a experiência de produção do podcast do INESC TEC, o Science Bits, mostrando porque é que este é um formato tão interessante e relevante para comunicar ciência. Os participantes tiveram a possibilidade de aprender sobre o processo de definição dos temas a abordar, a construção do guião que orienta a conversa, a gravação e edição do episódio e a partilha do mesmo com a comunidade.

Sofia Maciel e Pedro Fonseca promoveram uma oficina sobre produção de podcast

 

 

 

 

 

 

“Consideramos de maior relevância a participação em iniciativas como o SciCom, sobretudo por podermos contactar com profissionais que, trabalhando em comunicação de ciência, como é o nosso caso, partilham dos mesmos desafios. A troca de conhecimentos e experiências é um importante contributo para o surgimento de colaborações, novos projetos e ideias, em prol do desenvolvimento da comunicação de ciência em Portugal”, refere Joana Coelho.

O SciCom – Congresso Anual de Comunicação de Ciência é organizado anualmente pela SciComPt – a Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia em Portugal e teve lugar entre os dias 3 e 5 de maio, em Bragança. Em 2024, o evento terá lugar em Braga.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal