INESC TEC participa em eventos relevantes a nível europeu

José Manuel Mendonça, na qualidade de Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), e João Claro, Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC, participaram na conferência internacional Green and Digital Transition in the Recovery Plans, organizada pela Agência Nacional de Invocação (ANI) e pela European Association of Research & Technology Organisations (EARTO), que decorreu no dia 26 de abril.

O evento, inserido no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, contou com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Esta conferência promoveu o debate sobre a transição ecológica e digital no contexto dos planos de recuperação, com foco na tecnologia e na inovação, bem como o desenvolvimento e promoção das capacidades tecnológicas regionais, nacionais e europeias.

O programa do evento incluiu três painéis, de temas distintos: RTOs (Research & Technology Organisations) e o seu impacto nos instrumentos de recuperação; a importância da transição ecológica e digital e, ainda, as tecnologias-chave para esta transição.

João Claro participou ainda numa mesa-redonda sobre o futuro das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação e do Espaço Europeu de Investigação, que decorreu no dia 29 de abril, a qual contou com a participação da comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

Nesta reunião, organizada em parceria com a EARTO, participaram 10 diretores executivos de organizações científicas e tecnológicas relevantes a nível europeu, os quais contribuíram para a promoção do diálogo sobre o desenvolvimento de futuros ecossistemas de inovação europeus.

Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UP-FEUP.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal