INESC TEC participa em exposição tecnológica do Exército

“Inovação e Modernização Tecnológica no Exército” foi o mote para a segunda edição do CEMTEx, um evento promovido pelo Exército, que decorreu nos dias 22 e 23 de novembro, no Taguspark, em Oeiras, e que contou novamente com a participação do INESC TEC.

Organizada pelo Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEx), esta iniciativa acolhe empresas e instituições pertencentes à Base Tecnológica e Industrial de Defesa, incluindo os centros de investigação do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, com o objetivo de dar a conhecer as iniciativas e projetos de investigação, desenvolvimento e inovação relevantes para a área da Defesa.

Segundo António Gaspar, responsável pela iniciativa TEC4Partnerships do INESC TEC, “a presença do INESC TEC nestes eventos é importante para captar parcerias com as empresas de base tecnológica, potenciando a transferência dos nossos resultados de I&D para a indústria”. E acrescenta que, por outro lado, “a proximidade ao Exército, como utilizador final, permite-nos validar e avaliar o potencial das nossas soluções”.

Tendo em conta o foco do evento, o INESC TEC apresentou, na área expositiva, algumas tecnologias com potencial de aplicação ao nível do Exército. Uma das tecnologias consiste no Modular-E, um robô autónomo modular terrestre que, além de auxiliar na manutenção de terreno agrícola, permite remover desta tarefa maquinaria mais pesada, evitando assim o problema da compactação do solo e promovendo uma agricultura de precisão mais eficiente e sustentável. A mais-valia deste equipamento consiste na sua composição modular, que possibilita uma montagem por módulos de forma a adaptar a máquina às necessidades do momento com custos mais baixos. Este robô, que tem vindo a ser desenvolvido pelo laboratório TRIBE do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC (CRIIS), tem uma maturidade elevada e um grande potencial para ser aplicado a atividades do Exército, como a desminagem, o apoio logístico e a vigilância.

No que diz respeito à área de Computação Centrada no Humano e Ciência da Informação (HumanISE), o INESC TEC levou algumas demonstrações de software de formação imersiva através de realidade virtual e uma proposta de digital twin usando tecnologias imersivas. Nestes ambientes, é possível recolher os dados localmente e que são gerados no momento, providenciado ao utilizador uma experiência de acompanhamento (treino ou simulação, por exemplo) o mais completa possível, o que é particularmente relevante no treino militar.

Finalmente, o Centro de Investigação em Engenharia Biomédica deu a conhecer algum do trabalho desenvolvido no âmbito de monitorização móvel e vestível da saúde de profissionais no terreno, essencialmente de primeira resposta e mesmo de outras profissões de risco. O objetivo é acompanhar estes profissionais em tempo real quando estão no terreno, no sentido de intervir atempadamente em caso de alarme ou perigo. A sua aplicação ao campo militar e na sensorização do soldado tem sido alvo de atenção, tendo já sido feita uma demonstração no exercício ARTEX 23 este ano.

O programa do evento contou ainda com painéis de discussão sobre temas como fisiologia aplicada ao desempenho humano operacional, segurança e avaliação em operações militares, debates sobre as oportunidades de desenvolvimento tecnológico, desafios da robotização e programas de financiamento, e ainda reuniões bilaterais entre as empresas presentes.

O evento contou com a presença de António Gaspar (TECPARTNERSHIPS), Fernando Cassola (HumanISE), Carlos Ferreira (TEC4HEALTH) e André Aguiar (CRIIS).

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal