INESC TEC participa em projeto para colocar Portugal na vanguarda mundial da bioindústria dos insetos

Chama-se InsectERA – a ERA dos insetos – e é a agenda mobilizadora que conta com cerca de 40 entidades nacionais. Financiada ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, esta agenda pretende desenvolver, industrializar e comercializar, soluções nutricionais para pessoas, animais e plantas, potenciar oportunidades para as indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o setor da biorremediação, através da criação de soluções de valorização de resíduos orgânicos, contribuindo para a sustentabilidade das cadeias de valor.

O INESC TEC participa nesta agenda mobilizadora, em particular, nas áreas da digitalização e automação, industrialização e desenho dos modelos de negócio de suporte à comercialização das diferentes soluções. O Instituto é representado pelo Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), pelo Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) e pelo Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE).

“O papel do INESC TEC passa por desenvolver soluções para mapeamento de subprodutos e de outras matérias-primas, identificar e avaliar hotspots logísticos para criação de unidades industriais de insetos, automatizar os processos de recolha de ovos de Hermetia illucens e pupas de Tenebrio molitor e desenhar e validar modelos de negócio de suporte à exploração dos resultados, bem como no desenhar e implementar ações de divulgação e promoção de resultados”, explica Tatiana Pinho, investigadora do INESC TEC responsável neste projeto.

O projeto InsectERA vai permitir a criação de três novas fábricas de produção de insetos, de uma fábrica de produção de quitosano, de dois centros de I&D e de um centro logístico, onde se estima a criação de  140 novos postos de trabalho, potenciando a primeira Zona de Desenvolvimento Económico totalmente dedicada a atividades de economia circular.

O consórcio é composto por três produtores de insetos portugueses, EntoGreen, Thunderfoods e The Cricket Farm Company, a consultora de inovação tecnológica INOVA+, os laboratórios colaborativos B2E CoLab, Colab4Food, FeedInov CoLab e InnovPlantProtect CoLab, bem como as empresas Auchan, Mendes Gonçalves, AgroMais, Silvex, Mesosystems, Sorga, Savinor, Nutrifarms, PetMaxi, Sensetest, Solfarco, entre outras.

A agenda mobilizadora InsectERA foi lançada no dia 14 de fevereiro de 2023, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, tendo contado com cerca de 120 participantes potencialmente interessados nas soluções que vão ser desenvolvidas no projeto.

A investigadora do INESC TEC mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal