O INESC TEC, através do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), participa no projeto Life Skills VR – Life Skills for Employment in COVID-19 Era through VR Innovation, cujo principal objetivo é apoiar os cidadãos europeus na busca de emprego, especialmente aqueles que mais foram afetados pela pandemia da COVID-19, e pelas consequências negativas em termos de mercado de trabalho.
Para tal, o projeto irá focar-se no desenvolvimento de uma aplicação de realidade virtual que combina técnicas de gamificação e o modelo de Holland, ou RIASEC, que define seis tipos de personalidades/ambientes: Realista, Investigador, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional. Esta aplicação será capaz de identificar as aptidões e a vocação dos utilizadores, orientando-os de forma mais precisa na procura de emprego e, simultaneamente, promover a aquisição de novas competências. A solução proposta pretende, também, colmatar as lacunas existentes nos atuais modelos de testes vocacionais, oferecendo um envolvimento suficientemente atrativo para as gerações atuais.
A equipa do INESC TEC, composta por Leonel Morgado, professor na Universidade Aberta (UAb), António Coelho, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Demetrius Lacet, aluno de doutoramento em Ciência e Tecnologia Web na UAb/Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), irá colaborar na determinação de necessidades e na especificação da aplicação, ficando responsável por testar a aplicação no território nacional. Além disso, o INESC TEC irá organizar a reunião de avaliação final, reunindo os restantes parceiros, de forma a verificar a implementação do projeto e a apresentar os principais resultados.
A versão portuguesa da app deverá ser testada em 2023 por agências de emprego, centros de orientação profissional, organizações não governamentais, universidades e outras instituições que oferecem formação. Também Itália, Grécia e Reino Unido vão levar a cabo experiências piloto.
Para além do INESC TEC, o projeto conta com os seguintes parceiros: Centre for Factories of the Future Limited (UK) (líder do projeto), IDEC (AINTEK A.E.) (GR), Fondazione Polo Universitario Grossetano e ARTES 4.0 – Advanced Robotics and Enabling Digital Technologies & Systems (IT) e Mediterranean Maritime Research and Training Centre (MLT).
O Life Skills VR teve início em maio de 2021, e conta com um financiamento de aproximadamente 300 mil euros, através do ERASMUS+, o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto para 2014-2020. Este programa tem como objetivo modernizar a educação, a formação e o trabalho com jovens em toda a Europa. e é administrado no Reino Unido pela Agência Nacional Erasmus + UK, que é uma parceria entre o British Council e a Ecorys UK.
Os investigadores INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UAb, à UP-FEUP e ao INESC TEC.