Foram vários os investigadores do INESC TEC que participaram na 19ª edição da Escola de Verão de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Através da mentoria de projetos e visitas guiadas aos laboratórios, os investigadores da instituição mostraram aos 61 alunos que participaram nesta atividade, o papel diferenciador que o INESC TEC tem na interface entre a academia, a ciência e a tecnologia.
Estes alunos – do 10º ao 12º ano – que participaram de 25 a 30 de agosto em mais uma edição da Escola de Verão de Física, uma organização do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, que conta com a colaboração do INESC TEC, através do seu polo na FCUP, dedicado à área da fotónica aplicada, assistiram, durante toda a semana, a cursos e palestras e, no fim, desenvolveram um projeto científico sob a supervisão de jovens investigadores.
No que diz respeito aos investigadores do INESC TEC, as áreas abordadas com os alunos centraram-se na espectroscopia de plasma, sensorização ótica com ondas de superfície, e pinças óticas.
A Escola de Verão de Física é uma das iniciativas de maior sucesso da Universidade do Porto a nível de divulgação científica, proporcionando uma experiência do que é ser Físico ou Engenheiro Físico a estudantes do secundário.
A edição de 2024 contou com a participação dos seguintes investigadores do INESC TEC: Joana Teixeira, Miguel Almeida, Tomás Lopes na mentoria de projetos e visitas aos laboratórios; Tiago Ferreira e Cláudio Floridia nas visitas aos laboratórios; e Nuno Silva na organização.
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FCUP.