INESC TEC participa na 20ª Mostra da U.Porto

21.227 – foi este o número de visitantes que passou pela Mostra U.Porto, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar, entre os dias 20 e 23 de abril. Dirigido especialmente a estudantes, este é o evento anual da Universidade do Porto (UP) que tem como objetivo divulgar a sua atividade académica e de investigação, este ano sob o mote “Prepara o futuro, conhecer o presente”, e onde o INESC TEC voltou a marcar presença.

Durante quatro dias, estudantes, professores, investigadores e funcionários da Comunidade UP deram a conhecer o seu trabalho de ensino e de investigação, promovendo dessa forma dezenas de atividades interativas e demonstrando diferentes serviços e tecnologias.

O INESC TEC marcou a sua presença na componente expositiva através da apresentação de algumas das suas tecnologias robóticas, nomeadamente nas áreas industrial e marítima, numa tentativa de motivar e despertar o interesse dos estudantes mais novos para a área das STEM, ao conhecerem especificamente o trabalho desenvolvido por instituições de I&D que atuam nesta área. Foram vários os investigadores do INESC TEC, não só ligados à área da robótica, mas também da informática e da fotónica, que representaram a instituição neste evento, incluindo membros do Conselho de Administração, e que ao longo dos quatro dias do evento apresentaram o INESC TEC, mostraram algumas das tecnologias desenvolvidas pela instituição, entre outros.

No caso das tecnologias levadas pelo INESC TEC para o evento, de destacar uma Aeronave Não Tripulada, conhecida popularmente por drone, capaz de executar uma análise de infraestruturas civis sujeitas a constante manutenção, como forma de garantir a segurança e durabilidade dos ativos, reduzindo os custos associados à sua conservação através da gestão mais eficaz dos procedimentos de intervenção, apresentada pelos investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) da instituição.

Por sua vez, os investigadores do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC apresentaram aos visitantes do evento o DART, um veículo submarino autónomo que tem como objetivo recolher informações sobre o mar profundo, com capacidade para descer até aos 4.000 metros. Juntamente com boias de navegação e a respetiva estação de acoplagem, a grande vantagem deste robô-submarino é que não necessita de um operador, podendo auxiliar equipas de investigação em determinadas tarefas nas suas missões, que de alguma forma podem ser complexas ou perigosas de ser executadas por humanos.

António de Sousa Pereira, Reitor da U.Porto, acompanhado de Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, fez a tradicional visita ao certame na manhã do dia 21 de abril, destacando o “trabalho fantástico” da organização, refletido no “esforço acrescido de apresentar stands que são muito apelativos”.

Mais de 4.900 alunos, provenientes de 71 escolas do ensino básico e secundário, passaram por Gondomar, bem como centenas de famílias e muitos curiosos que quiseram esclarecer dúvidas sobre ensino superior e conhecer as atividades de investigação da Comunidade U.Porto. Além das presenças, mais de 7.000 interessados acompanharam o evento online, transmitido diariamente em direto através do portal oficial.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal