INESC TEC participa na conferência europeia de referência na área da biometria

Entre os dias 14 e 16 de setembro, a cidade de Darmstadt, na Alemanha, acolheu a 21ª edição da BIOSIG 2022 – International Conference of the Biometrics Special Interest Group, considerada a conferência europeia de referência na área de Biometria. O INESC TEC marcou presença em diferentes âmbitos, tanto pela apresentação de trabalho científico como pelo envolvimento de um dos seus elementos na organização do evento.

No dia 15 de setembro, os participantes puderam assistir à apresentação de Pedro C. Neto, investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, com o título “OrthoMAD: Morphing Attack Detection Through Orthogonal Identity Disentanglement”. Este artigo foi selecionado para apresentação oral e consiste numa publicação científica no âmbito da deteção de ataques a sistemas de reconhecimento facial que fazem a fusão de duas identidades, de forma a que o sistema de reconhecimento permita a autenticação com ambas. O trabalho científico juntou vários investigadores do CTM, incluindo Tiago Gonçalves e os orientadores científicos do primeiro autor (Ana F. Sequeira e Jaime S. Cardoso), em colaboração com investigadores da Fraunhofer IGD de Darmstadt e da Technische Universitat Darmstadt.

Além dessa participação através de uma publicação científica, importa destacar o papel da investigadora Ana Filipa Sequeira, do CTM, que tem participado desde 2019 no Comité de Organização do evento, e colaborado activamente como Publicity e Proceedings Chair.

A BIOSIG 2022 teve como propósito abordar os principais tópicos dentro do reconhecimento biométrico (no que diz respeito, por exemplo, a multimodalidade para melhorar o desempenho, métodos de indexação para identificação rápida, qualidade da amostra, biometria móvel, proteção de dados, deteção de ataques de apresentação e a regulamentação legal destes sistemas), apresentando as mais recentes inovações e práticas nessas áreas.

O BIOSIG (Biometrics Special Interest Group) é um grupo dedicado aos fundamentos da biometria, procurando ligar experiência prática e inovações académicas, com destaque para métodos, técnicas, processos e implementações que garantam a autenticidade e integridade das entidades envolvidas no uso de sistemas de informação e comunicação.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal