Mais de 110.000 visitantes de todo o mundo participaram na Hannover Messe, a principal feira mundial dedicada à indústria transformadora, um palco de destaque para soluções concretas para o setor, onde a inteligência artificial, a automação e a digitalização desempenham um papel fundamental na otimização dos processos produtivos e no aumento da competitividade.
Foi entre os dias 20 e 24 de abril que o INESC TEC esteve presente na Hannover Messe, na Alemanha, partilhando o espaço com mais de 3.000 expositores ao acompanhar a participação no âmbito da agenda mobilizadora PRODUTECH R3 do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). A Agenda PRODUTECH R3 visa capacitar a fileira das tecnologias de produção em Portugal para a transição digital e verde, promovendo o desenvolvimento de novos produtos/serviços, a formação profissional e a internacionalização da indústria nacional.

Durante a semana, foi possível aos investigadores do INESC TEC na área de Engenharia e Gestão de Sistemas mostrar soluções com impacto direto para a indústria. Entre as demonstrações apresentadas, destacaram-se soluções de digital twins aplicados a ambientes industriais e logísticos, bem como ferramentas avançadas de otimização de sistemas logísticos e produtivos, incluindo algoritmos para paletização e carregamento de carga, planeamento de rotas em armazém e apoio à decisão em operações de picking e expedição. António Galrão Ramos, que é também professor no Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto, e Pedro Rocha foram os responsáveis pela participação do INESC TEC no evento. “A Hannover Messe é uma montra privilegiada para demonstrar como a investigação aplicada em otimização e digital twins pode responder a desafios concretos da indústria. Foi muito gratificante ver o interesse de empresas internacionais nas nossas soluções, nomeadamente nas áreas de carregamento de carga e gestão de operações logísticas, o que reforça a relevância do trabalho que temos vindo a desenvolver no INESC TEC”, afirmou António Galrão Ramos. Ainda nesse âmbito, Pedro Rocha acrescentou que “a participação permitiu-nos também identificar novas oportunidades de colaboração e validar junto do mercado a maturidade das nossas tecnologias para transferência industrial. O contacto direto com potenciais parceiros e clientes é fundamental para acelerar a adoção destas soluções pela indústria”.
Tendo Brasil como país parceiro, a edição deste ano da Hannover Messe contou com palestras temáticas, demonstrações e atividades interativas que permitiram apresentar soluções às empresas para melhoramento de processos e aumento de competitividade, enquanto providenciaram aos líderes dos setores político e académico experiências únicas determinadas a reforçar o debate sobre o futuro da indústria.
A edição de 2027 está já agendada para os dias 5 a 8 de abril.
Créditos foto de capa: Hannover Messe 2026 , Deutsche Messe AG

Notícias, atualidade, curiosidades e muito mais sobre o INESC TEC e a sua comunidade!