INESC TEC participa na organização da primeira edição de “Dias da Física”

Com vista a dar a conhecer um pouco da atividade científica que se desenvolve na área da Física, decorreu, nos dias 29 e 30 de março, a iniciativa designada “Dias da Física”. Destinado aos alunos de licenciatura e mestrado dos cursos de Física e Engenharia Física, o objetivo do evento consistiu em mostrar diferentes percursos profissionais, dentro e fora da vida académica, que estão ao alcance desses futuros profissionais.

Foi com as portas abertas que o Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) proporcionou aos participantes palestras, mesas redondas e um espaço expositivo de divulgação, que contou com a presença das instituições científicas que que trabalham no DFA. O INESC TEC esteve envolvido na organização do evento, através do seu Centro de Fotónica Aplicada (CAP), participando com alunos de mestrado, doutoramento, investigadores e ex-investigadores, e promovendo ainda visitas organizadas aos laboratórios para acompanhamento de demonstrações.

Para a coordenação do CAP, “esta foi uma oportunidade de divulgação das atividades, não só do CAP, mas de todo o INESC TEC, que se espera venha a traduzir na atração de novo talento de investigação”.

No dia 30 de março, em representação do CAP, Nuno Silva liderou a apresentação intitulada “Ótica e fotónica: uma caixa de ferramentas”. Por sua vez, Catarina Monteiro e João Pedro Carvalho estiveram envolvidos numa mesa-redonda dedicada a alunos de mestrado e doutoramento, nomeadamente nos âmbitos do Programa Doutoral em Engenharia Física e do Mestrado em Engenharia Física, respetivamente. Numa outra mesa-redonda, Rita Ribeiro, ex-investigadora do CAP e em representação do INESC TEC, esteve a dar um testemunho relacionado com o seu percurso académico de investigação e sobre o seu trabalho atual na empresa 4dCell em Paris.

Adicionalmente, o INESC TEC e o Instituto de Física dos Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP) abriram os seus laboratórios para visitas e demonstrações, que decorreram durante as duas tardes do evento, mobilizando grande parte dos seus alunos e investigadores.

 

Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal