INESC TEC participa na Semana da Ciência e da Tecnologia com visita ao iiLab

O INESC TEC participou na Semana da Ciência e da Tecnologia 2019, promovida a nível nacional pela Ciência Viva, oferecendo uma visita ao Laboratório de Indústria e Inovação (iiLab) no dia 29 de novembro. Dirigido ao público em geral, o evento conduzido pelos investigadores Cláudia Rocha e Narciso Sobral contou com a presença de crianças e adultos que demonstraram entusiasmo e curiosidade pela área da robótica.

As atividades desenvolvidas no iiLab visam, fundamentalmente, a automatização de tarefas repetitivas e não ergonómicas para o utilizador, assegurando a sua segurança e a sua eficiência através de tecnologias centradas na robótica industrial.

Durante a visita foram apresentados diversos sistemas orientados para o transporte e manipulação de cargas. As tecnologias exibidas incluíram rebocadores autónomos que mobilizam a carga através de um carro de transporte, robôs móveis especiais com diferentes configurações na forma de transporte do material e transportadores de rolos integrados com robô móvel. Similarmente, foram apresentados diversos sistemas integrados com manipuladores colaborativos e adaptáveis com diferentes grippers, entre os quais um sistema cooperativo homem-máquina para ensinamento e coordenação de tarefas de montagem com recurso à realidade aumentada. Os robôs de caráter móvel e os manipuladores robóticos operam em várias aplicações como a logística interna, o armazenamento e o transporte de materiais entre diferentes pontos de linhas de produção.

Entre outras questões, foram igualmente abordadas distintas áreas de intervenção do laboratório – agricultura e transporte de cargas em outdoor –, os sistemas de segurança que assentam em sensores laser SICK, os tipos de tração – diferencial, triciclo e omnidirecional – e as suas caraterísticas diferenciadoras, as linguagens de programação utilizadas no front-end e back-end e o tipo de funcionamento dos robôs móveis.

A simulação foi, também, um dos temas em destaque na visita ao iiLab. Trata-se de uma técnica que recorre a um computador para a imitação da operação de um processo ou sistema completo, podendo ser vista como uma virtualização de um sistema real. Habitualmente, é utilizada na análise de sistemas estocásticos que operam continuamente e na previsão da ocorrência de determinados eventos, com aplicações comuns no desenho e operação de sistemas de filas e de manufatura, e na gestão de sistemas de inventário. Foram ainda apresentadas, em formato vídeo, uma cadeia de abastecimento e uma linha de produção de componentes plásticos. Primeiramente, foi demonstrado um modelo de otimização-simulação que testa a utilização de impressoras 3D na produção de peças de manutenção. Mais tarde, foi dado a conhecer um exemplo de um modelo de simulação para uma empresa fabricante de componentes plásticos para automóveis. Ambos o modelos possibilitam a utilização de variáveis estocásticas para elevar o grau de realismo destes e dos indicadores de desempenho obtidos.

 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal