INESC TEC participou no AED Days 2022

Conferências, workshops, B2B meetings e mostras de tecnologias foram os principais atrativos da edição deste ano do AED Days, um evento que contou mais uma vez com a participação do INESC TEC e que decorreu num formato híbrido entre 24 e 27 de maio.

Com intervenções de António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar; Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação; Marco Capitão Ferreira, Secretário de Estado da Defesa Nacional; e Maria da Graça Carvalho, Deputada do Parlamento Europeu, o AED Days 2022 foi organizado pelo AED Cluster Portugal (Cluster Português para as Indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa), que tem o INESC TEC como membro.

Outras representações ao longo dos quatro dias estiveram a cargo de Portugal Space, Airbus, Embraer, Deimos Engenharia, CNCS, Marinha Portuguesa, Tekever, Força Aérea, entre outras, num espaço aberto ao debate sobre os principais desafios para as áreas da Aeronáutica, Espaço e Defesa.

Neste evento, o INESC TEC apresentou as tecnologias resultantes dos seguintes projetos: GRIFO – um veículo aéreo autónomo desenvolvido para apoio a operações de busca e salvamento, vigilância ou monitorização; GROW – comunicações subaquáticas sem fios de longo alcance e banda larga; e FASTEN – Flexible and Autonomous Manufacturing Systems for Custom-Designed Products.

António Gaspar, coordenador da iniciativa TEC4Partnerhips do INESC TEC e vice-presidente do Conselho de Administração do AED Cluster Portugal, foi moderador do workshop “Aerial firefighting: finding new ways to stop wildfires”. O responsável considera que a participação do INESC TEC neste evento é muito importante, sendo uma oportunidade para apresentar os resultados de I&D do Instituto relevantes para a Aeronáutica, Espaço e Defesa, e criar e aprofundar parcerias nestes setores.

Além de António Gaspar, estiveram em representação do INESC TEC neste evento, assegurando o stand virtual: André Dias, do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS); Hélder Fontes, do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM); e César Toscano, do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE). No local do evento esteve também presente Diogo Machado (CRAS), apoiando a demonstração do TURTLE III.

O AED Cluster Portugal (AEDCP) foi criado em 2016, em resultado da fusão das associações DANOTEC, PEMAS e PROESPAÇO. Como associação privada sem fins lucrativos, integra mais de 100 membros entre empresas e instituições nacionais e está reconhecido como Cluster de Competitividade pelo IAPMEI.

 

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e ao P.Porto-ISEP.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal