INESC TEC participa no CoLAB AquaValor

O CoLAB AquaValor, especializado na temática da água e sedeado no Alto Tâmega, conta com a participação do INESC TEC, que pretende ter um papel ativo no desenvolvimento das suas múltiplas atividades, aportando as suas competências e capacidades nas vertentes da digitalização, educação e formação e valorização e transferência de conhecimento.

Com o objetivo de criar emprego qualificado e emprego científico, este Laboratório Colaborativo implementa agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

O papel do INESC TEC no AquaValor permitirá “promover o desenvolvimento de novas soluções baseadas em conhecimento, em articulação com o tecido empresarial dos setores relacionados e, em particular, das regiões de atuação do CoLAB, a formação avançada de recursos humanos, a capacitação do tecido empresarial e a dinamização do empreendedorismo de base científica e tecnológica”, refere José Carlos Caldeira, Administrador do INESC TEC.

Este tipo de colaborações representa ainda para o INESC TEC o desenvolvimento de importantes canais para a valorização e a transferência do conhecimento gerado na instituição, através da sua articulação com setores importantes, quer no contexto regional, quer a nível nacional, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social do país.

Em concreto, o AquaValor pretende dar apoio às empresas dos setores alvo da sua atuação, respondendo a necessidades existentes que não estão ainda a ser supridas pelos atores no mercado. Para isso, conta com um conjunto de infraestruturas tecnológicas e laboratoriais de topo, que se materializam em laboratórios destinados a prestação de serviços e a atividades de I&D, e a instalações totalmente equipadas destinadas a atividades de capacitação, e um quadro de recursos humanos altamente qualificados.

De referir que o AquaValor atua em torno da temática da água, nas suas várias vertentes, enquanto valor distintivo, agregador e potenciador de crescimento económico.

O investigador do INESC TEC mencionado na notícia tem vínculo ao INESC TEC.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
EnglishPortugal